A doce e reconfortante alegria de catequizar

A A
Catequistas participam de retiro espiritual
Publicado em: 09/08/2016 - 14:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“A doce e reconfortante alegria de catequizar” foi o tema do retiro dos catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, que aconteceu na casa provincial da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência em Santo André – SP, no domingo, dia 07 de agosto.

Cerca de 45 catequistas participaram do encontro, que teve início na tarde de sábado, na matriz paroquial, com uma preparação para o domingo e introdução à temática.


Marlene Silva, catequista há mais de 50 anos e mestre em Catequética foi a assessora do retiro. Marlene atuou na coordenação da catequese na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), e dedica-se à formação de catequistas, além de integrar a equipe de coordenação da Revista Ecoando. Esse é o segundo retiro que Marlene Silva assessora para os agentes da paróquia Nossa Senhora da Esperança.

Para Eliana Amaro de Oliveira, catequista há mais de vinte anos, o retiro “é uma necessidade que o catequista tem de parar, de refletir como está sendo seu trabalho, se está respondendo às expectativas de Deus. É o momento de refletir sobre a responsabilidade, mas também a graça que Deus nos deu de ser catequista”.

Os participantes contaram com momentos de formação, em que foram trabalhadas algumas partes da Exortação Apostólica Evangeli Gaudium, momentos de oração individual e de oração comum. Catequistas das sete comunidades que formam a paróquia participaram do retiro anual.

Em agosto, se iniciam as novas turmas de catequese de crianças e de adultos. Os adultos vão receber os sacramentos na próxima Páscoa, já as crianças percorreram um itinerário catequético de dois anos.

Os catequistas encerraram o retiro celebrando a Eucaristia. Na homilia, o pároco Antonio Carlos Vanin, que acompanhou todo o retiro, recordou que é pela fé que os catequistas vivem a missão. “Foi por causa da fé que vocês aceitaram esse ministério, esse serviço, muitas vezes desafiador, difícil e, em alguns momentos, penoso pelas suas exigências, mas é a fé que sustenta vocês no caminho dessa vocação, dessa missão”, disse.

“O Papa Francisco insiste que nós não estamos catequistas, nós somos catequistas. E pra ser catequista a gente tem que beber na fonte. Espiritualidade é uma vida movida pelo Espírito em todos os momentos, mas é importante que a gente também reserve um tempo de silêncio, onde possamos repassar no coração as maravilhas de Deus em nossas vidas”, relatou Marlene, que lembrou que o principal desafio da catequese hoje é ter “uma catequese evangelizadora, de inspiração catecumenal, onde o querigma ocupe o percurso da catequese, onde a mistagogia seja bem trabalhada”.

Catequistas participam de retiro espiritual
Tags