A política como instrumento de transformação

A A
Dom Luiz Carlos Dias falou a participantes da 19ª Semana de Fé e Política da Região Belém
Publicado em: 08/08/2018 - 14:45
Créditos: Redação

 

Mais de 200 pessoas ligadas às comunidades da Região Belém e grupos como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto participaram da 19ª edição da Semana de Fé e Política, promovida pelo Fórum das Pastorais Sociais da Região, entre 30 de julho e 1º de agosto. 

“Quantos aqui, não só na sua comunidade, mas na família, onde trabalha, na sua realidade, é sal da terra e luz do mundo. [A semana de fé e política] nos ajuda a perceber a necessidade de nos empenharmos nessa realidade da política”, disse, ao acolher os participantes, Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém. 

Com o tema “Defesa da Vida e da Cultura de Paz”, a Semana foi dividida a partir do método ver-julgar-agir. O advogado Mauro Kano, ex-vereador em São José dos Campos (SP), assessorou a primeira noite com uma análise de conjuntura, ressaltando a importância do trabalho de base. 

Para o “Julgar”, a professora e pastora luterana Haidi Jarschel apresentou a profecia de Miquéias. Nesta mesma noite, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançou o Caderno de Conflitos no Campo - Brasil 2017 e o livro “CPT: 40 anos de fé, rebeldia e esperança”. 

Na última noite, houve rodas de conversas com pastorais, movimentos e serviços que atuam na defesa da vida e na construção da cultura de paz, que partilharam seus trabalhos e iniciativas, como parte do “Agir”. Márcia Castro, da Pastoral de Fé e Política, lembrou que as rodas de conversa são uma oportunidade de “valorizar nosso território, muita coisa bonita acontece aqui, e por vezes essas coisas ficam escondidas”. 

Antes do trabalho simultâneo dos vários grupos, o advogado e agente de pastoral da Região Belém, José Nildo Cardoso, fez a motivação da noite, recordando a Campanha da Fraternidade 2018, e recordando da cultura da violência e da violência direta. Ele defendeu não uma justiça do castigo, mas sim uma na perspectiva do diálogo e da cultura de paz.

Padre Marcelo Maróstica, Coordenador Regional de Pastoral, lembrou que a 19ª Semana acontece no Ano Nacional do Laicato “que vem nos lembrar que o campo específico da missão dos leigos e leigas é no mundo e nas suas diversas realidades”. Ele destacou ainda, o papel da política como instrumento de transformação social.

Para as eleições de 2018, a Pastoral de Fé e Política e o Fórum das Pastorais Sociais preparam três ações: a distribuição de folder que motiva as comunidades a discutir as eleições; um mapeamento das prioridades para o Estado de São Paulo junto aos movimentos e pastorais; e debates com candidatos a deputados estaduais e federais e ao Senado, em setembro.

Peterson Prates