“A recompensa do missionário é pregar o Evangelho”

A A
Missionário Redentorista, Pe. Vanin celebrou 40 anos de ministério na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no setor Sapopemba.
Publicado em: 09/10/2015 - 21:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Olhar com gratidão o passado; viver com paixão o presente; e abraçar com  esperança o futuro”. Foi com esta frase do Papa Francisco aos consagrados que Padre Vanin, como é conhecido o Pe. Antonio Carlos Vanin Barreiro, iniciou a homilia da missa de ação de graças pelo seu aniversário de quarenta anos de ordenação presbiteral.

Missionário Redentorista, Pe. Vanin realizou sua profissão religiosa dia 02 de fevereiro de 1966 e em 28 de setembro de 1975 se ordenou presbítero na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, sob o lema: “O Senhor enviou-me para evangelizar os pobres” (Lc4,18).

Pároco desde o início do ano na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no setor Sapopemba, Pe. Vanin já trabalhou em diversos lugares do Brasil nestes quarenta anos de ministério sacerdotal, como  em Sacramento (MG), na Amazônia, atendendo as comunidades ribeirinhas, na favela do Jd. Orátório (Mauá), Garça (SP), Aparecida (SP), e também em Campinas (SP), Cidade Tiradentes e Diadema.

A missa de ação de graças pelo Jubileu sacerdotal aconteceu no domingo, dia 27 de setembro, na matriz da paróquia Nossa Senhora da Esperança, e contou com a participação de alguns confrades, como o Pe. Domingos Sávio, ex-reitor do Santuário Nacional, que também completou quarenta anos de ordenação presbiteral; Pe. Cláudio Anselmo, predecessor ao Pe. Vanin na administração da paróquia e o vigário paroquial Pe. Valdir Benedito, além dos paroquianos das sete comunidades que compõe a paróquia, e de outras comunidades em que Pe. Vanin trabalhou.

Durante a homilia, destacou que passou todos esses anos de caminhada ministerial “sempre sentindo a presença amorosa de Deus e de Nossa Senhora, e do povo muito próximo, acolhedor e amoroso” e lembrou que “não foi uma história que vivi sozinho, mas com todo povo com o qual eu trabalhei”.

 Ao fim da missa, diversas homenagens prestigiaram o Pe. Vanin, que depois foi recepcionado, junto com todo o povo que participou da ação de graças pelo seu jubileu de ordenação, no salão paroquial para confraternização.

Pe. Vanin celebrou 40 anos de ministério na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no setor Sapopemba