Animadores sinodais participam de encontro formativo

A A
Dom Odilo Scherer e Padre Marcelo Maróstica orientaram o encontro dos animadores sinodais.
Publicado em: 01/08/2018 - 14:15
Créditos: Redação
Giane Falavigna

Diversos animadores sinodais que foram escolhidos como pesquisadores do sínodo reuniram-se no Centro Pastoral São José, na tarde do sábado, 28 de julho, para o treinamento em virtude do Levantamento da Realidade Religiosa e Pastoral. 

Os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer o aplicativo que será utilizado para a pesquisa e também as técnicas e o objetivo do levantamento.

O encontro contou com a presença do Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano, de Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, do Padre Marcelo Maróstica, e de um grupo de apoio técnico.

Para Maria Imaculada Fernandes Victal, doutora em Antropologia pela PUC-SP que colaborou na formação dos entrevistadores, o objetivo do encontro foi “fazer um treinamento dos entrevistadores que farão o levantamento da realidade pastoral e religiosa”, explicando o que é uma pesquisa, falando do universo da cidade, das técnicas, dos métodos de uma boa entrevista e de como ser um bom entrevistador.

Maria Imaculada lembrou aos entrevistadores que não se trata de um trabalho missionário, e sim de uma pesquisa. O levantamento é vinculado à Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (Cedepe) da PUC-SP.