Campanha da Fraternidade 2017 é tema de encontro na Região Belém

A A
Em 2017 o tema será “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15)
Publicado em: 06/12/2016 - 19:15
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

A Região Episcopal Belém realizou no sábado, dia 3 de dezembro, a apresentação da Campanha da Fraternidade 2017, no Centro Pastoral São José, aos agentes de pastoral das paróquias da Região.

Em 2017 a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).

“Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho” é o objetivo geral da CF2017 que tem como objetivos específicos o maior conhecimentos dos biomas, o comprometimento com a existência de populações originárias, a articulação ecumênica e o compromisso e diálogo com o poder público.

A conversão ecológica, convite do papa Francisco na carta encíclica Laudato Si’ é um dos eixos da campanha, que busca criar relação com o espírito quaresmal.

A apresentação aconteceu a partir do método Ver, Julgar e Agir, da mesma forma que é apresentada no texto base da CF, elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O fórum das pastorais sociais, formado pela Pastoral Fé e Política, Pastoral Operária, Comunidades Eclesiais de Base, entre outras, foi o responsável pela motivação da campanha na região.

“Um grande processo de evangelização da Igreja do Brasil” definiu, dom Luiz Carlos Dias, bispo para a Região Episcopal Belém,  que recuperou o histórico das campanhas e lembrou o período em que trabalhou como secretário executivo das Campanhas da Fraternidade na CNBB.

O bispo lembrou ainda que a CF possibilita uma “conversão pessoal, familiar, comunitária e social”, e “colabora para nossa vivência da fé, para que o Reino de Deus de fato cresça”.


A primeira parte da apresentação, o ver , contou com a apresentação geral da Campanha, os biomas e os povos originários, com Márcia Castro, da Pastoral Fé e Política. Danilo Pereira, da ABRA (Associação Brasileira de Reforma Agrária) falou da Mata Atlântica no Estado de São Paulo e Gustavo Cherubina, presidente da Associação Sociedade do Sol, tratou sobre energia limpa.


O julgar ficou por conta do fórum das pastorais sociais da região, que apresentou uma mística refletindo o compromisso com a criação, a partir de um compromisso transformador.

No agir foram apresentadas iniciativas como o MICC (Movimento de Integração Campo Cidade) que apoia pequenos agricultores e produtos sem agrotóxicos que são vendidos a preço acessível. A associação de Agricultores da Zona Leste, que produz alimentos em áreas urbanas da Zona Leste, e também foi apresentada como iniciativas a serem valorizadas e ampliadas a partir desta campanha.


Os representantes da Associação Sociedade do Sol e da ABRA retornaram no agir para aprofundar as propostas de aquecedor solar de baixo custo e do combate aos agrotóxicos, respectivamente. O trabalho de agricultura urbana foi apresentado também pelo Instituto Kairós.


Os vídeos da playlist abaixo registram o encontro ocorrido no dia 03/12/2016:

Em 6 de maio de 2017 haverá o reencontro para partilhar as iniciativas do agir nas comunidades, e continuar a articulação para que a campanha seja trabalhada mesmo após o fim da quaresma. A Região Belém prepara também um subsídio para grupos de rua, com a temática da campanha, para a quaresma.

Campanha da Fraternidade 2017 é tema de encontro na Região Belém