Capela Beata Assunta Marchetti é elevada a Oratório Semi-público

A A
Visite o memorial Madre Assunta, com objetos pessoais em exposição, e conheça a capela. A Casa Madre Assunta fica na Rua do Orfanato, 883 - Vila Prudente
Publicado em: 11/10/2016 - 23:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

No domingo, dia 9 de outubro, uma celebração na Capela Beata Assunta Marchetti, na Casa Madre Assunta, na Vila Prudente, marcou a elevação da capela privada da Congregação das Irmãs Scalabrinianas, para Oratório Semi-público. De agora em diante, a capela que era utilizada pelas religiosas e crianças atendidas pela casa, será aberta para todos os fiéis da arquidiocese.

A celebração foi presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo pároco e o vigário da Paróquia São Carlos Borromeu, a poucos metros da capela,  Pe. Fausto Marinho e Pe. Carlos Roberto Fróes e o Scalabriniano Pe. Paulo Rogério Caovila.

A celebração marcou também os 121 anos da congregação, a se completar no próximo dia 25, que teve como primeira religiosa, a Ir. Assunta Marchetti. A celebração contou com a presença de diversas religiosas da congregação, que residem em outros locais, como Santo André (SP), Jundiaí (SP), Aclimação, Pari, e outras casas religiosas.

Dom Odilo comentou as leituras do dia, que tratavam da gratidão, e falou dos vários tipos de orações, a partir das partes da missa, como orações de louvor, de perdão, de ação de graças, de agradecimento, e também as de pedido.


O cardeal lembrou que agora a capela “serve à comunidade interna e se abre para a comunidade externa”, destacando que a Beata Assunta, por muitas vezes, rezou nesta mesma capela, que conserva ainda hoje os bancos e o piso original, da época de Madre Assunta.

Madre Assunta, que nasceu na Itália em  1871, veio como missionária ao Brasil, aos 24 anos, e é cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, Scalabrinianas. Madre Assunta morreu no Orfanato da Vila Prudente, em 1948, onde morou e trabalhou por muitos anos.

“Queres ser santo? Vai na companhia dos santos”, expressou o arcebispo, que recordou características da beata, como caridade, senso missionário, e que sempre ia ao encontro dos necessitados do seu tempo, os órfãos e migrantes.

Ir. Leocádia Mezzomo, postulante da causa de canonização de Madre Assunta, disse que para a congregação é muito importante que mais pessoas possam rezar e se santificar, onde viveu uma pessoa santa. “Uma pessoa santa, simples, humilde, como a pequena Teresa de Calcutá”.

Aos que querem visitar o memorial Madre Assunta, com objetos pessoais em exposição, e conhecer a capela, a Casa Madre Assunta fica na Rua do Orfanato, 883 - Vila Prudente. Todo primeiro domingo do mês há missa às 16h e novena permanente toda quinta às 15h.


Capela Beata Assunta Marchetti é elevada a Oratório Semi-público