Conselho Pastoral discute desafios do Mundo Urbano

A A
Conselho Regional de Pastoral discute desafios do Mundo Urbano e 12º Plano de Pastoral
Publicado em: 13/06/2017 - 18:45
Créditos: Redação

O Conselho Regional de Pastoral (CRP) da Região Episcopal Belém se reuniu, no sábado, dia 10 de junho, no Centro Pastoral São José para mais uma reunião ordinária. O encontro, assessorado pelo coordenador de pastoral da Região, Pe. Marcelo Maróstica, reuniu mais de vinte agentes, que representam as coordenações pastorais.

O principal assunto da pauta foi a discussão sobre “os desafios da evangelização no mundo urbano”, a partir do 12º plano de pastoral.. A temática é uma continuidade do encontro do dia 03 de junho, onde o CRP participou, junto às comunidades eclesiais de base da arquidiocese, de uma manhã de formação sobre “Ceb’s e os desafios no mundo urbano, com assessoria do Pe. Nicolau Bakker.

Pe. Marcelo aprofundou os desafios do mundo urbano hoje, e os novos interlocutores da sociedade, que está em constante transformação, ou como apresenta o documento de Aparecida (V Conferência episcopal Latino-americana), “mudança de época”.

Para  o coordenador de pastoral, a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, deu um salto, ao reconhecer que devemos levar o evangelho à todos, não só aos “católicos afastados”, como apresentavam outros documentos.

Para falar deste novo modelo de sociedade, Pe. Marcelo utilizou o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, e apresentou o conceito “modernidade líquida” cunhado pelo teórico já falecido. Uma das características da chamada “modernidade líquida” é a ausência de referencial. “Nós temos um referencial, a pessoa e o projeto de Jesus Cristo”, afirmou Pe.Marcelo, que indagou,“como oferecer isso à um mundo sem referencial?”

O novo modelo de cidade, o perfil dos que creem, o êxodo de católicos à outras experiências de fé, e a acolhida e afeto das comunidades católicas também foram discutidas. O CRP decidiu continuar a discussão sobre os desafios do mundo urbano nos próximos encontros.

Conselhos Pastorais

A Coordenação pastoral da Região estimula a consolidação dos conselhos paroquiais de pastoral (CPP). Em 08 de julho acontecerá o segundo encontro com os CPP’s, na intenção de fortalecer e bem formar os conselhos.

A Região estuda a elaboração de estatutos e regimentos para os conselhos (paroquiais, setoriais e regional) para que possam , cada vez mais, ajudar no planejamento e na ação pastoral, e sejam, de fato, representativos.

As comunidades e paróquias da Região receberam um questionário “sobre a realidade das urgências da ação evangelizadora”, elaborado pelos assistentes eclesiásticos que acompanham cada uma das seis urgências. O questionário, que será respondido com o auxilio dos conselhos paroquiais, vai ajudar a efetivação do 12º Plano de Pastoral, em sintonia do projeto pastoral assumido pela Região.

Campanha da Fraternidade

Márcia Castro, coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, apresentou o agir da Campanha da Fraternidade (CF) 2017, que é uma ação concreta assumida pela Região. Essa ação foi eleita na animação regional da CF de 06 de maio, e propõe o compromisso de mobilizar as comunidades para a revitalização ecológica dos córregos existentes no território da Região. O passo agora é planejar como será realizada a divulgação, sensibilização e mobilização para que o poder público assuma a tarefa.

 

Pe. Marcelo Maróstica e Márcia Castro