Defesa da Família, Casa e Terra são discutidas em Mutirão Bíblico

A A
As comunidades estudaram o livro do profeta Miquéias em grupos de rua e círculos bíblicos e, no encontro, as setes paróquias se reuníram para um momento celebrativo e de formação
Publicado em: 27/09/2016 - 15:00
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Defesa da Família, Casa e Terra” foi tema do 7º Mutirão Bíblico do Setor Pastoral Sapopemba, no último sábado, 24 de setembro, na Comunidade Santa Rosa de Lima, da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Depois que as comunidades, em grupos de rua e círculos bíblicos, estudaram o livro do profeta Miquéias a partir do subsídio organizado pelo Centro Bíblico Verbo, as setes paróquias se reuníram para um momento celebrativo e de formação.


Com momentos de oração, aspersão, ato penitencial, cerca de 130 pessoas se reuníram para o encontro em que foram apresentados símbolos que representam o trabalho pastoral de cada uma das paróquias.

O teólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Matthias Grenzer, assessorou o encontro. Professor Matthias pontuou algumas características comuns aos profetas, como a visão da história como algo que pertence a Deus, a defesa da justiça, o combate à idolatria e à esperança messiânica.

“Profeta e profetiza é aquela pessoa que se torna sensível à palavra de Deus e a anuncia”, afirmou Grenzer. O assessor falou ainda sobre Miquéias, profeta contemporâneo a Isaías, que viveu há cerca de 2.700 anos e era defensor da Reforma Agrária. O professor salientou que para Miquéias a distribuição de terra era uma questão mais religiosa que política.

 Cada uma das paróquias apresentou, como de costume nos mutirões bíblicos do setor, um compromisso a ser assumido na caminha pastoral durante o próximo ano. Iniciação à Vida Cristã, rearticulação das pastorais, Pastoral da Pessoa Idosa, foram alguns dos  compromissos assumidos, que se somaram ao compromisso comum do setor, o protagonismo laical.

Para a agente de pastoral Nilza Anézio, o estudo do livro do profeta Miquéias foi “um privilégio”, que ajuda a fazer uma reflexão a partir da defesa dos direitos que Miquéias anunciou em sua profecia, nesse “momento dificílimo” que o Brasil passa. “Discutir e refletir Miquéias é pra hoje e sempre, tema atualíssimo pra nós”, concluiu.

O Mutirão bíblico também foi o momento de encerrar a maratona vocacional setorial que teve início na festa de Santa Maria Madalena, em 22 de julho, em que, com as tochas vocacionais que visitaram as comunidades, todos puderam refletir e rezar por vocações religiosas e sacerdotais e principalmente por vocações laicais e matrimoniais. 

Defesa da Família, Casa e Terra são discutidas em Mutirão Bíblico