Diáconos, candidatos e esposas reúnem-se com Dom Edmar Peron na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração

A A
Em encontro mensal, os diáconos permanentes da região planejam as ações e parabenizam Dom Edmar pela nomeação como bispo referencial dos diáconos do Sul 1 da CNBB
Publicado em: 28/09/2015 - 09:15
Créditos: Diácono Mario Braggio

Dia 23 de setembro ocorreu mais uma das habituais reuniões de Dom Edmar e os diáconos permanentes da Região Episcopal Belém, desta vez com a participação dos candidatos ao diaconato que se encontram no sexto ano de formação – cuja ordenação está prevista para o dia 12 de dezembro – e esposas.

Num primeiro momento o grupo dividiu-se em dois: enquanto as esposas refletiam sobre o seu papel na comunidade e de que maneira podem contribuir para que o marido desempenhe da melhor maneira possível o seu ministério, Dom Edmar, os diáconos e candidatos trataram dos seguintes assuntos:

     a) Situação dos diáconos nas paróquias: quem deseja permanecer onde está e quem gostaria de mudar? Um a um dos presentes respondeu à questão proposta pelo bispo apresentando os seus motivos e colocando-se à disposição do mesmo.

     b) Celebração da Palavra sob a presidência de diácono: tendo revisto a fórmula ora usada em caráter experimental, Dom Edmar assinalou as mudanças e adaptações que serão efetuadas. O novo roteiro deverá ser colocado em prática e, em sendo aprovado, divulgado e oportunamente publicado (inclusive na versão para a presidência de ministro leigo).

     c) Capela São Jorge do Corinthians: avaliou-se o modo como as celebrações da palavra e os batizados vêm sendo realizados aos domingos naquele local e identificou-se as mudanças e adaptações a serem implementadas.

     d) Núcleo Caritas Belém: os diáconos Celso Acuña e Nelson Moreira solicitaram a colaboração de todos tendo em vista a expansão do Credipaz – “dinheiro para quem não tem dinheiro, para que possa empreender” – contatando os grupos de Vicentinos e agendando encontros para que se possa divulgar esse projeto.

     e) Conselho Arquidiocesano de Diáconos: Roberto Zanchetta e Jorge Luiz Souza foram unanimente aclamados como os representantes da Região Episcopal Belém nessa instância.

     f) Central Tatuapé dos Vicentinos: o diácono Nelson Moreira é o seu novo assessor eclesiástico.

     g) Exéquias: o diácono Carlos Ribeiro comunicou que após uma primeira etapa de formação, essa pastoral está se organizando em nível arquidiocesano. Solicitou que todos os que realizam esse ministério nas paróquias da Região sejam informados a respeito e encaminhados para se unir ao grupo. Colocou-se à disposição para os devidos esclarecimentos.

     h) Crismas: será enviado o calendário de crismas do último trimestre; assim, os diáconos poderão programar-se para acompanhar Dom Edmar nessas celebrações.

     i) Próximos encontros com Dom Edmar: dia 14 de outubro – Paróquia Santa Maria Madalena; 11 de novembro – Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto e 11 de dezembro – Paróquia Santa Rita, ocasião em que ocorrerá a confraternização de Natal envolvendo diáconos, candidatos, familiares e presbíteros da Região.

     j) Calendário de encontros com Dom Edmar – 2016: 2 de março – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; 27 de abril – Paróquia Santa Adélia; 1º de junho – Paróquia Nossa Senhora de Fátima; 29 de julho – Paróquia Santo Antônio de Pádua (Confraternização geral); 31 de agosto – Paróquia Santa Marina; 28 de setembro – Paróquia Santa Maria Madalena; 26 de outubro – Paróquia Santa Clara; 23 de novembro – Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração e 2 de dezembro – Paróquia Santa Rita (Confraternização de Natal). Foram assinalados também os seguintes eventos: 25 de janeiro – Missa na Catedral da Sé às 9h; 15 a 19 de fevereiro – Retiro do clero da Região Episcopal Belém em Campos do Jordão; 1 a 3 de julho – Retiro anual de diáconos e esposas; 8 a 11 de agosto – Curso de Atualização Teológico-pastoral do Clero Arquidiocesano.

Ao final do encontro Dom Edmar recebeu os cumprimentos de todos os presentes pela sua nomeação como bispo referencial dos diáconos do Sul 1 da CNBB, tendo sido ressaltado seu zelo e dedicação a esse ministério, assim como a sua atenção e carinho pelos diáconos, candidatos e familiares.

Diáconos, candidatos e esposas reúnem-se com Dom Edmar Peron na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração