Escola de Fé e Política abre inscrições

A A
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail escolafp@pastoralfp.com ou diretamente na escola no dia 13/02. As aulas acontecem às segundas, das 19h30 às 21h, no Centro Pastoral São José
Publicado em: 11/01/2017 - 15:15
Créditos: Texto: Peterson Prates

A Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, ligada à pastoral Fé e Política da Região Belém, abriu inscrições para turma 2017. Esse é o quinto ano de atuação da escola, que faz parte da Rede de Escolas de Cidadania do Brasil.

O curso que é dividido em dois módulos tem como objetivo “refletir a política e o protagonismo cidadão através de uma abordagem que concilia os princípios da fé cristã com a política”.

O público que a escola procura atingir são os cristãos leigos e consagrados, agentes de pastoral, membros de movimentos sociais e políticos, ativistas e todos os que desejam ter um protagonismo cidadão.

A Escola desenvolve um pensamento crítico da dinâmica da cidade a partir dos direitos da população e transmite os valores expressos na Doutrina Social da Igreja.

As aulas, todas expositivas, somam 76h e são ministradas por especialistas, ativistas, e/ou pesquisadores da área. Há também um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para receber a certificação de conclusão.

Com frequência mínima de 75% de presença, o aluno recebe diploma de extensão universitária concedido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O Módulo 1, “Fé, política e Planejamento da Cidade” faz com que os alunos compreendam a máquina pública e o planejamento público da cidade, a partir da Lei Orgânica, das Leis Orçamentárias, do Plano Diretor e Plano de Metas.

Já no Módulo 2, “Fé, política e Protagonismo Cidadão”, o aluno tem acesso a mecanismos de atuação da sociedade civil que empoderam os cidadãos com o exercício da democracia participativa e direta.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: escolafp@pastoralfp.com ou diretamente na escola no dia 13/02. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, das 19h30 às 21h, no Centro Pastoral São José (Av. Álvaro Ramos, 366 – próximo ao metrô Belém).

O patrono da escola, Waldemar Rossi, leigo e militante político, fundador da Pastoral Operária, teve forte atuação na oposição sindical metalúrgica nas décadas de 1970 e 1980. Foi preso político durante a ditadura civil-militar , fez parte da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, e em 1980 discursou ao Papa João Paulo II, em nome de todos os leigos da Arquidiocese de São Paulo. Waldemar Rossi morreu em maio de 2016.

Para fazer download da ficha de inscrição, clique aqui. Consulte mais informações no folder, clicando aqui