Juventude discute a superação da violência

A A
O evento é parte do processo de formação da juventude e esta relacionado a Campanha da Fraternidade 2018
Publicado em: 07/02/2018 - 13:15
Créditos: Redação

Lideranças juvenis de cinco paróquias do Setor Sapopemba se reuniram na Comunidade Maria de Nazaré, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no sábado, 3,  para um encontro com o tema “Juventude e Violência”.

O evento é parte do processo de formação da juventude assumido pelo Setor. A temática está relacionada com a Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e a Superação da Violência” e o  lema, “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). 

Seguindo a metodologia “ver, julgar e agir”, Fábio Gomes, Professor e Assessor de juventude, guiou a primeira parte da atividade, ao apresentar dados sobre a violência na Região. De acordo com os dados apresentados, os jovens são as maiores vítimas da violência, sobretudo a população negra das periferias. 

Irmã Lúcia Araújo, Religiosa da Congregação do Sagrado Coração de Maria, que atua na formação e acompanhamento juvenil há quase 40 anos, apresentou o “julgar”. O “agir” ficou por conta dos participantes, que, divididos em grupos, propuseram ações concretas para a superação da violência.

Os grupos apresentaram a necessidade de explorar as redes sociais e as novas tecnologias no fomento de discussões sobre a violência. A arte, teatro, curta-metragens, oficinas e vídeos gravados no local com experiência da juventude, para motivar as comunidades e pastorais a discutirem a CF 2018, foram algumas das propostas.