Mensagem de Dom Edmar Peron, nomeado Bispo de Paranaguá

A A
Dom Edmar agradece a Arquidiocese de São Paulo e em especial a Região Belém
Publicado em: 25/11/2015 - 10:15
Créditos: Redação

“Eis que venho, ó Pai, para fazer a tua vontade”
(Hb 10,7)

São Paulo, 25 de novembro de 2015.

Queridos irmãos e amigos da Arquidiocese de São Paulo, muito especialmente os da Região Belém: a paz esteja com vocês.

Encaminhamo-nos para o encerramento do Ano Litúrgico, atentos à ação de Deus que nos chama a olhar sempre para além do que enxergamos e a concentrar nossas forças no mais importante: o Reino de Deus, plenamente realizado em Jesus Cristo.

Hoje, encerra-se também o meu ministério episcopal entre vocês. O Papa Francisco me nomeou Bispo de Paranaguá – PR. Como foi bom viver esses quase 6 anos com vocês, nesta centenária Igreja de São Paulo, que vai se renovando sempre!

A Dom Odilo e aos Bispos auxiliares, também aqueles que já foram transferidos: muito obrigado pela alegria da fraternidade vivida em cada um dos nossos encontros. De fato essa foi a primeira comunidade que encontrei no dia 25 de janeiro de 2010, após a missa na Sé. Essa experiência de confiança mutua e de amizade sincera levarei para sempre comigo. Somos tão diferentes – é verdade! – mas bem unidos, um ajudando o outro!

Aos irmãos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, à frente de nossas comunidades e das pastorais e movimentos, e os fiéis em geral: muitíssimo obrigado pelo afeto, pelo amor que têm à Igreja, pelo carinho e compreensão que manifestaram para comigo. Deus lhes fortaleça e recompense.

A vocês, jovens – e aqueles que crismei nesses anos e com os quais fizemos muitas fotos... rs –, digo: prossigam firmemente a caminhada, descobrindo cada dia mais a alegria de serem seguidores e seguidoras de Jesus Cristo. Sonhem! Sonhem com comunidades vivas e com uma sociedade mais justa! Estejam sempre unidos! Sem organização não se constrói nada. Não deixem que lhes seja roubada “a alegria do Evangelho”, como tem insistido o querido Papa Francisco.

Certamente não teremos como nos reencontrar e dar um abraço de despedida, mas tenham duas certezas: rezarei sempre por vocês (o primeiro amor nunca se esquece!) e nos encontraremos em cada Eucaristia, pois o Senhor faz de nós “um só corpo e um só espírito”.

Rezem por mim e pela Diocese de Paranaguá.

A vocês abençoo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

+ Edmar Peron
Bispo eleito de Paranaguá