Representantes de escolas católicas reúnem-se com Dom Carlos no Colégio Agostiniano São José

A A
Dia 11 de novembro, representantes de escolas católicas da Região Belém e Zona Leste de São Paulo reuniram-se com Dom Carlos Lema Garcia, Vigário para a Educação e a Universidade
Publicado em: 18/11/2015 - 14:45
Créditos: Diácono Mario Braggio

Dia 11 de novembro, representantes de escolas católicas da Região Episcopal Belém e Zona Leste de São Paulo – que integram o Núcleo Regional de Educação – reuniram-se com Dom Carlos Lema Garcia, Vigário para a Educação e a Universidade na Arquidiocese de São Paulo, no Colégio Agostiniano São José.

O professor João Victor, responsável pela Pastoral Escolar na escola anfitriã, acolheu os presentes, conduziu a oração inicial e fez um breve histórico do primeiro ano de caminhada do Núcleo, criado em 22 de outubro de 2014.

A seguir, o diác. Mario Braggio, coordenador da Pastoral da Educação na Região, apresentou os resultados da tabulação dos questionários de avaliação previamente encaminhados pelas escolas, assim como as expectativas apontadas e as sugestões de temas para o projeto de formação 2016.

No que diz respeito à avaliação, foram destacados os seguintes pontos positivos: o Núcleo possibilitou o encontro, o bom relacionamento, a convivência, a troca de experiências e a integração entre as escolas; criou um espaço de comunhão e diálogo; favoreceu o sentido de pertença ressaltando a identidade católica; as reuniões foram bem organizadas, pontuais e dinâmicas; a formação foi considerada de ótimo nível graças à excelente contribuição dos palestrantes no aprofundamento dos temas abordados. Considerou-se extremamente positiva a proximidade e a participação de Dom Carlos, que esteve presente em todos os encontros. Quanto aos aspectos a serem melhorados, foram evidenciados os seguintes: é preciso criar mais espaços para ampliar o diálogo e as trocas entre os participantes, e acentuar as ocasiões destinadas à integração entre as escolas.

Com relação às expectativas e propostas para 2016, destacam-se: promoção de ações concretas que mobilizem o intercâmbio cultural envolvendo educadores e alunos; o fortalecimento da imagem, presença e visibilidade da escola católica na Região; definição de um calendário de atividades para que os representantes possam se organizar em relação às reuniões; encontros de integração entre educadores e alunos; plano de Pastoral para as escolas da Região.

No que diz respeito à formação continuada, foram marcados os seguintes temas (por ordem de preferência):

1º) família,
2º) Ano da Misericórdia, redes sociais e tecnologia em sala de aula (empatados);
3º) sexualidade e afetividade e Campanha da Fraternidade (empatados);
4º) diretrizes curriculares.

O professor João Victor propôs a realização de um grande evento regional (o qual deverá ser melhor explicitado) envolvendo alunos, educadores e familiares, no dia 3 de abril de 2016 – Domingo da Divina Misericórdia, a ser iniciado com apresentações culturais e concluído com uma celebração eucarística.

Tomando a palavra, Dom Carlos animou o grupo a dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado; informou que participará do Congresso Mundial de Educação Católica, em novembro, na cidade de Roma, do qual trará subsídios para a ação do Vicariato em nossa Arquidiocese; incentivou as escolas a motivarem seus educadores e jovens para participar da Jornada Mundial da Juventude 2016.

Os presentes foram incentivados a participar do grupo de trabalho que prepara e conduz as reuniões do Núcleo. Estabeleceu-se que deverá haver quatro encontros no próximo ano, dois em cada semestre.

Concluída a primeira parte do encontro, o grupo dirigiu-se à capela. Ali Dom Carlos presidiu celebração eucarística em ação de graças pelo primeiro aniversário do Núcleo.

O professor André Ferreira, representando a Mantenedora e a direção do Colégio Agostiniano, agradeceu a presença e convidou todos a participar da confraternização.

Representantes de escolas católicas reúnem-se com Dom Carlos no Colégio Agostiniano São José