Saneamento básico, uma campanha para o ano todo

A A
O próximo encontro será no sábado, dia 30 de abril, das 8h30 às 12h30, no Centro Pastoral São José
Publicado em: 05/04/2016 - 13:00
Créditos: Texto: Peterson Prates

“O objetivo deste encontro é motivar a continuidade da campanha após o tempo da Quaresma”, é o que diz Márcia Castro, da Pastoral Fé e Política, sobre o encontro regional da Campanha da Fraternidade, marcado para o dia 30 de abril, no Centro Pastoral São José.

Esse encontro é como uma continuidade do evento de apresentação e motivação da campanha, que aconteceu em dezembro de 2015. Na ocasião, depois da exposição do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: Casa Comum, Nossa Responsabilidade, assessorado pelo coordenador de pastoral Pe. Marcelo Maróstica, foram partilhadas realidades e experiências diversas sobre saneamento básico de morador de rua, de cortiços, de favelas e ocupações.

"E agora é hora de se reencontrar e partilhar o que foi feito em cada comunidade, quais foram as experiências", recorda Márcia. E completa: “também é uma proposta de integração, socialização e motivação”, ao falar das experiências de trabalhos nas comunidades.

As paróquias e áreas pastorais da Região Episcopal Belém se dividiram por território de subprefeitura. A região episcopal abrange cinco subprefeituras: Aricanduva, Mooca, São Mateus, Vila Prudente e Sapopemba. Cada grupo assumiu compromissos de trabalho para a Campanha da Fraternidade, divididos em duas partes, “nós e nossa comunidade”, para ações pastorais e “nós e o poder público”, para ações de reivindicação e cobrança de implementações de políticas públicas nas áreas de distribuição de água potável, coleta de esgoto e lixo e drenagem de recursos hídricos. 

“A gente sabe que a campanha tem seu tempo forte na Quaresma, mas ela é para o ano todo; na verdade para os anos que sucedem, porque são temáticas que não se encerram em quarenta dias”, diz a agente da Pastoral Fé e Política, ao comentar sobre a campanha da Fraternidade. Márcia ainda destaca a importância do diálogo com o poder público, que é o responsável pela implementação das políticas públicas, reivindicadas pelas comunidades e trabalhadas com maior ênfase neste ano por força da campanha.

Relembre o encontro de 2015 por meio do vídeo abaixo:

Veja quais são as propostas de cada subprefeitura, além de saber em que subprefeitura fica localizada seu setor pastoral. Clique aqui.

O encontro será no sábado, dia 30 de abril, das 8h30 às 12h30, no Centro Pastoral São José: Avenida Álvaro Ramos, 366 – Belém (próximo a estação Belém do metro).