São Filipe Neri, presença fiel no Parque São Lucas

A A
Visita pastoral de Dom Odilo Scherer à paróquia São Filipe Neri acontece no ano em que se celebram os 500 anos do nascimento do fundador do Oratório
Publicado em: 27/08/2015 - 10:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

No fim da tarde de domingo, 23 de agosto, o cardeal arcebispo de São Paulo realizou sua primeira visita pastoral à paróquia São Filipe Neri no setor Vila Alpina, Região Episcopal Belém. Cerca de quinhentas pessoas lotaram a matriz para celebrar a Eucaristia, com missa presidida por Dom Odilo Scherer. 

Dom Odilo recordou que no domingo se celebrava “a vocação dos catequistas bem como de todos aqueles que desempenham serviços nas nossas comunidades”. Durante a homilia lembrou que “muitos são os membros e um só é o corpo”, e que “é preciso que todos os membros façam sua parte [...] para que a Igreja comunidade de fé, comunidade viva, seja testemunha do Evangelho e realize bem sua missão no mundo”.

Pe. Norival da Silva, pároco, e o vigário Pe. Fabiano Micali, ambos oratorianos, concelebraram a missa. Hoje, o único oratório de São Felipe Neri em língua portuguesa é a Paroquia São Filipe Neri no Parque São Lucas. O responsável pela criação deste oratório foi Pe. Aldo Giuseppe Maschi, que casualmente chegou ao parque São Lucas, se encantando pelo bairro onde encontrou uma capela dedicada a Santo Antônio.

No lugar da pequenina capela construiu uma grande matriz, hoje dedicada a São Felipe Neri. Pe. Aldo também foi o idealizador da Congregação do Oratório de São Paulo. Ainda hoje Pe. Aldo é muito lembrado pelos paroquianos e moradores do bairro.

“Muitos são os membros, um só é o corpo”

Junto com o bairro cresceu a paróquia, que hoje conta com cerca de 40 pastorais e movimentos. Além disso, há trabalho com dependentes químicos, o AA (alcoólicos anônimos) e um trabalho social com a Associação Pe. Aldo Giuseppe Maschi que atende mais de 120 famílias. Mas o mais marcante é o trabalho com a juventude, “ a juventude era o carisma de São Filipe Neri”, diz Pe. Norival.

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor”

Para Ana Paula é uma grande alegria participar da paróquia, ela que conheceu a paróquia por meio de um cunhado seminarista do Oratório, se alegra em participar, mesmo morando em São Bernardo do Campo. “Hoje somos parte dela, somos uma grande família”. Ana Paula, que participa com a família, diz que a fé e a devoção a São Filipe é o que os motiva a participar.

“Servir o Senhor com alegria” – 500 anos de Nascimento

São Filipe Neri, padroeiro da Santa Alegria, nasceu na Florença, Itália, em 21 de junho de 1515. Aos 36 anos foi ordenado sacerdote e dedicou seu ministério especialmente à confissão. Tinha um carinho especial pelos jovens e pelos enfermos. Em 1565 fundou a congregação do Oratório para clérigos seculares que viviam em comunidades, dedicados à evangelização e educação da juventude, administração dos sacramentos e as obras sociais. O ensinamento de São Filipe se resumia em “Servir o Senhor com alegria”.

No Brasil, a congregação esteve presente  no século XVII até o século XIX, quando foram extintos nesta terra. Só em 1957 o Brasil voltou a ter  um filho de São Filipe trabalhando aqui, com a vinda de Pe. Aldo Maschi.

Hoje a congregação dos Oratorianos de São Paulo conta com quatro sacerdotes e nove seminaristas. A paróquia São Felipe Neri é atendida por três padres, é hoje o pároco na paróquia vizinha, Nossa Senhora Aparecida e São Luciano.

No território da paróquia, há ainda um convento feminino das Irmãs Auxiliadoras do Oratório, que ajudam nos trabalhos pastorais e obras sociais.

A Paróquia São Filipe Neri é uma das poucas que, ainda hoje, celebram a missa no rito extraordinário (em latim). Em 2015, São Filipe completa 500 anos de nascimento, durante todo o ano, os fieis celebram a vida do santo fundador do Oratório.

Visita pastoral de Dom Odilo na São Filipe Neri, no Parque São Lucas