Sínodo arquidiocesano: Caminho de renovação

A A
Dom Luiz Carlos Dias falou a participantes do Encontro Regional com os Animadores do sínodo.
Publicado em: 13/06/2018 - 11:00
Créditos: Redação
Giane Falavigna

A Região Episcopal Belém realizou no sábado, 9, o “Encontro Regional com os Animadores do sínodo”, no Centro Pastoral São José.

A atividade foi conduzida pelo Coordenador de Pastoral da Região, Padre Marcelo Maróstica, e por Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e teve como objetivos principais a avaliação dos acertos e dificuldades desta primeira etapa do sínodo.

A etapa das bases é constituída da realização dos encontros mensais, de março a outubro, e acontece nas pastorais, movimentos e comunidades. Os animadores partilharam a realidade das comissões paroquiais do sínodo. 

Como sequência dessa primeira fase, foi apresentada a pesquisa de campo, que acontecerá de julho a setembro, com um questionário de 90 perguntas para os católicos de todas as paróquias. Em julho, haverá uma formação direcionada para os entrevistados recrutados pelas paróquias.

Cada paróquia fará um levantamento de dados sobre sua realidade, sondando o número de batizados, primeiras comunhões, crismas, casamentos etc. Essas pesquisas, unidas aos relatórios sinodais dos grupos de reflexão, irão motivar os trabalhos das assembleias paroquiais, que acontecerão em três momentos, chamados de sessões, entre outubro e novembro. Essa etapa finalizará a fase paroquial, com o método ver, discernir, propor e celebrar.