“Somos convidados à radicalidade”

A A
Sábado, 29 de agosto, muitos filhos da Região Episcopal Belém da Arquidiocese de São Paulo participam da peregrinação ao Santuário da Mãe Rainha em Atibaia
Publicado em: 02/09/2015 - 09:30
Créditos: Karen Bueno

As graças do Santuário alcançam muitos filhos da Região Episcopal Belém da Arquidiocese de São Paulo/SP no sábado, 29 de agosto. Cerca de 2.600 pessoas participam de um dia especial de peregrinação ao Santuário de Atibaia/SP, experimentando todo amor que a MTA tem a oferecer para cada um.

Às 9h30in há a concentração em frente ao Cruzeiro e a de São Miguel Arcanjo, começando o dia de peregrinação. Ir. M. Bruna Sturba de Renzo explica qual o sentido da romaria, porque todos estão ali nesse dia. Depois de alguns cantos, todos caminham para o Santuário, parando antes na estátua do Pe. José Kentenich e lhe confiando seus pedidos. A chegada ao Santuário é marcante, pois ali a Mãe espera a todos, está pronta a acolhê-los e transformá-los, formando homens novos.

Do Santuário a romaria segue para a Tenda, onde é celebrada a Santa Missa presidida por Pe. Marcelo Maróstica e concelebrada por Pe. Norival da Silva, Pe. Márcio Leitão, Pe. Lauro Wisnieski – todos da Região Belém – e Pe. José Alem, da Arquidiocese de Campinas/SP, que ajudou durante todo o dia nas confissões.

Na homilia, Pe. Marcelo aponta que levar Jesus ao mundo é missão de todos, e no dia em que a Igreja recorda o martírio de São João Batista, o sacerdote afirma que João anuncia a Aliança: “Nós, missionário da Aliança de Amor, somos convidados à radicalidade, como João Batista. Muitas vezes fraquejamos e não vivemos a justiça de Deus. Ao vivermos e anunciarmos a Aliança de Amor, celebramos o banquete com Jesus Cristo. Queremos celebrar o banquete da vida! O convite de João Batista nos faz renovar nosso batismo, nosso testemunho a realizar o que Deus nos pede. Não estamos sozinhos, ela, a Mãe e Rainha nos fortalece, ela nos ajuda a realizar nossa missão”.

Depois da Santa Missa há um intervalo para almoço, com diversas programações para todos.

Maria nos leva a Jesus

Às 14 horas inicia na Tenda o Momento Mariano, uma vivência sobre a realeza da Mãe de Deus. À Maria são oferecidas flores e um coração, representando a entrega total de todas as famílias. O ápice desse momento é a ção da Mãe, quando a coroa sobe até sua fronte no grande quadro que há na Tenda.

Aparecida da Silva se alegra em participar anualmente da romaria de sua Região: “Já recebi uma grande graça da Mãe e Rainha; minha comadre precisava amputar uma perna quando fiz um pedido num dia de romaria, coloquei sua saúde aos cuidados da Mãe e ela não precisou passar pela cirurgia. O dia de hoje foi uma graça muito grande, me emocionei muito, ”.

Em seguida acontece a adoração Eucarística, presidida por Pe. Lauro Wisnieski. Jesus é exposto e todos podem lhe prestar louvor e confiar-lhe suas vidas nesse dia especial de romaria. A bênção do Santíssimo conclui a solenidade e marca o momento de retorno para casa.

“É um grande desafio, mas é também uma grande alegria trazer a Região Belém para um encontro com a Mãe de Deus e com Jesus no Santuário de graças e benção. A coroação foi uma festa muita linda, estava bem cheio, as pessoas participaram bem mesmo”, diz a coordenadora da Região Episcopal, Maria de Cássia Batista.