Subsídios para a Campanha da Fraternidade 2017

Vídeos do encontro de formação para a Campanha da Fraternidade 2017 realizado no Centro Pastoral São José, em São Paulo, dia 03/12/2016
Publicado em: 07/02/2017 - 18:00
Créditos: Redação

A Campanha da Fraternidade de 2017 trata dos biomas brasileiros e das ameaças que enfrentam. O lema deste ano é inspirado no Livro do Gênesis: "Cultivar e guardar a criação". Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a refletir sobre o assunto e buscar a conversão, uma verdadeira mudança de vida, para preservar os biomas do país e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Os vídeos abaixo registram o encontro de formação para a Campanha da Fraternidade realizado no Centro Pastoral São José, em São Paulo, dia 03/12/2016.

Márcia Castro, da Pastoral Fé e Política da Região Episcopal Belém, apresenta o tema da CF:

Dom Luiz Carlos Dias, Vigário Episcopal da Região Belém, resgata a história da CF no projeto pastoral da Igreja no Brasil:

O geógrafo Danilo Pereira, da ABRA - Associação Brasileira de Reforma Agrária -, apresenta o histórico de devastação no Estado de São Paulo, com foco na região do Vale do Ribeira. Neste vídeo, ele mostra como os interesses econômicos se impõem nos territórios e os focos de resistência:

Gustavo Cherubina, presidente da Sociedade do Sol, fala sobre o projeto para obter energia solar usando materiais de baixo custo:

Entre as ideias de ação concreta apresentadas na Região Belém está a experiência do Movimento de Integração Campo Cidade. Neste vídeo, o vice-presidente do MICC, Flávio Castro, conta como surgiu a associação, sua evolução, o apoio aos pequenos produtores e os benefícios para os moradores das cidades:

Outra experiência prática é a Associação dos Agricultores da Zona Leste. Neste vídeo, Sebastiana de Farias fala sobre a caminhada do grupo, a produção sem agrotóxicos e os resultados concretos:

Regiane Nigro, do Instituto Kairós, entidade que desenvolve projetos de agroecologia nas zonas leste e sul de São Paulo fala sobre a fossa séptica biodigestora, desenvolvida usando tecnologia social, para preservar o ambiente, e sobre as minicisternas:

Em sua segunda participação no encontro da Região Belém sobre a CF 2017, o geógrafo Danilo Pereira, fala sobre o engajamento da ABRA - Associação Brasileira de Reforma Agrária - em lutas como a campanha permanente contra o agrotóxico. Ele também se colocou à disposição para firmar parcerias, fazer apresentações e atividades de formação:

O presidente da Sociedade do Sol, Gustavo Cherubina, voltou à apresentação para explicar a relação entre urubu, Tom Jobim, energia solar, desafio apresentado no início do evento. E apresentar a experiência dos mutirões solares para construir aquecedores de baixo custo, baseados em tecnologia livre: