“Unidos todos nós dizemos ‘Deus habita esta cidade’”

A A
Dom Odilo Scherer celebra, na paróquia Nossa Senhora da Glória, a assunção de Nossa Senhora aos céus
Publicado em: 27/08/2015 - 09:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“É um prazer, uma alegria, estar nesta paróquia Nossa Senhora da Glória, justamente quando a Igreja celebra solenemente a Assunção de Nossa Senhora aos Céus, que dá o título de Nossa Senhora da Glória”, expressou o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, durante a missa celebrada no fim da tarde do sábado, 15 de agosto, quando a Igreja celebrava a Assunção de Maria. A missa contou com a participação da comunidade ucraniana que cantou partes da liturgia.

Para os fieis do rito latino, Paróquia Nossa Senhora da Glória; para os ucranianos, Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Isso porque no mesmo espaço celebrativo vivem e celebram duas comunidades rituais, a do rito Latino, ligada à Arquidiocese de São Paulo, e a do rito Greco-Católico Ucraniano, pertencente à Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba.

Embora sejam duas comunidades diferentes, com ritos distintos, ambas são atendidas pelos mesmos padres da congregação de São Basílio. O pároco Pe. Antonio Nazarko declara ser uma “riqueza” a unidade das duas comunidades já que “Unidos todos nós dizemos ‘Deus habita esta cidade’”.

Mesmo tendo sido elevada a paróquia somente em 1960, as duas comunidades celebraram os 60 anos de história, pois em 14 de agosto de 1955 foi abençoada a pedra fundamental do que viria a ser a matriz.

Vila Bela, bairro onde fica a paróquia, ainda hoje, concentra descendentes de ucranianos que viveram no local. Foi a colônia ucraniana e a congregação de São Basílio, que iniciaram os trabalhos para a criação a igreja da Imaculada Conceição, há 60 anos, para que os migrantes ucranianos pudessem celebrar a Divina Liturgia em seu rito natal e de acordo com seus costumes. Em 1957 a igreja passou a rezar também o rito latino.

Para Bohdan Antônio, filho de ucranianos, que participa da paróquia desde a sua fundação, a diminuição de famílias participantes no rito ucraniano não fará com que o rito pare de ser celebrado, isto por que “é uma minoria com iniciativa e força de vontade”.

Hoje cerca de 60 famílias, vindas de toda a grande São Paulo, participam da Divina Liturgia no rito bizantino ucraniano, número que já foi de 500, segundo Bohdan. Para ele, a diminuição se deve à imigração dos ucraniano-brasileiros a outros países que concentravam maiores colônias ucraniana, e pela morte de muitos que colaboraram para a construção e formação da paróquia.

“É um momento ímpar participar da história de sua igreja”, conta José Anésio, participante do rito Latino, que recebeu os sacramentos de iniciação e o matrimônio na paróquia em que há mais de trinta anos participa. Para Anésio, a comunhão entre as duas comunidades rituais é plena, mesmo sendo atendidas pelos mesmos padres e terem títulos marianos diferentes como padroeiros. 

Celebração da assunção de Nossa Senhora na paróquia Nossa Senhora da Glória