Cristo Rei do Tatuapé

A A
PADROEIRO

Data da fundação

31/10/1937
Vigário paroquial
Padre Kiyoharu Ojima

Setor

Tatuapé

Endereço

 Rua Maria Eugênia , 104 , Tatuapé

Contato

 (11) 2295-1685
 (11) 2097-1519
 Atendimento da secretaria
Segunda-feira
08
00
19
00
Terça-feira
08
00
18
00
Quarta-feira
08
00
19
00
Quinta-feira
08
00
18
00
Sexta-feira
08
00
18
00
Sábado
08
00
11
30
Domingo
08
00
12
00
Domingo
18
00
20
00
Breve história 

A Paróquia Cristo Rei, enquanto estrutura que existe hoje, nasce inserida numa realidade muito diferente da qual nós nos encontramos atualmente. A princípio, o Tatuapé contava com inúmeras chácaras e a Estrada Velha da Penha, atual Rua do Tatuapé. Este trajeto era uma simples ligação para quem viesse do centro da cidade para a Penha, através da Avenida Celso Garcia. O mesmo situava-se entre os Ribeirões Aricanduva e Tatuapé tendo, ao sul o Bom Parto e, ao norte, o saudoso Rio Tietê que corria sinuosa e preguiçosamente banhando a chácara do Piquerí.

Nas proximidades, os barqueiros trabalhavam retirando areia do rio ou transportando a produção das diversas olarias, que operavam na região. Graças à colaboração de todos e de muitas famílias generosas, por volta de 1929 surgiu a primeira capela, até então dedicada ao Menino Jesus, pequena e modesta. Antes da chegada dos Missionários do Verbo Divino, esta capela então dedicada ao Menino Jesus, recebeu vários outros nomes e santos como padroeiros, mas em 1930 foi oficialmente declarada, pelos padres verbitas, Cristo Rei como sendo o seu Padroeiro.

Com a chegada da industrialização à região, com a excelente assistência prestada pelos sacerdotes e sempre contando com a generosidade popular, a modesta capela de Cristo Rei erigia-se, suntuosamente.

O marco deste desenvolvimento se deu com o lançamento da pedra fundamental em 28 de Outubro de 1934, eis que estava consumado o gesto inicial da obra, que porventura, se tornaria no que hoje temos e conhecemos como a Paróquia Cristo Rei.

Canonicamente, só em 31 de Outubro de 1937 é que a capela Cristo Rei foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto à qual procedeu-se a instalação da nova Paróquia de Cristo Rei, dada pelo Excelentíssimo Senhor Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, recebendo assim o apoio e a benção de Sua Santidade o Papa Pio XI, contudo, o povo já nutria com fé, amor e devoção um carinho todo especial pela casa de Deus dedicada ao seu Filho Jesus, o Cristo Rei do Universo.

Aos 25 de Outubro de 1939, eis que era celebrada a primeira missa na Igreja em honra ao seu padroeiro e em 1950, a Igreja foi finalmente sagrada pelo Excelentíssimo Senhor Dom Manuel Koenner, SVD.

Após a demolição da capela, em 1960, foi construído e inaugurado o Salão Paroquial, uma ampla construção, como ainda hoje se pode notar, onde se reuniam inúmeras associações daquela época, não só de cunho religioso mas, sobretudo social: costureiras, posto médico, gabinete dentário e os mais diversos cursos, desde os de corte e costura, pintura, até os de alfabetização de adultos, o antigo Mobral.

Quanto ao aspecto físico e artístico da Igreja, esta é uma história a parte: o escultor Bernard Franz Heise e sua esposa, procedentes da Alemanha, chegaram ao Rio de Janeiro para um projeto que acabou não se concretizando. Os padres do Verbo Divino os trouxeram então, para São Paulo, onde o casal passou a viver nas dependências paroquiais. Sendo mestre e um exímio artista, Bernard Franz Heise projetou e esculpiu todo o Altar-Mór, a Via-Sacra e todas as Imagens de madeira que compõem o estilo artístico do presbitério em madeira de lei. Indubitavelmente, uma grandiosa e belíssima obra de arte iniciada em 1953 e não concluída, pois, no projeto artístico de Bernard Franz Heise, havia outras obras a serem elaboradas para compor a nave central da Igreja. Mesmo assim, depois do belíssimo trabalho e do zelo e cuidado de sua esposa, falece em 1976, o casal Franz Heise: ele, uma semana após o falecimento de sua esposa.

Portanto, deixaram ao povo que os conheceu não só a sua admiração e respeito, como também perpetuaram até nós esta representação iconográfica da majestosa expressão da Santíssima Trindade, dando destaque Àquele que É, que Era e que Vem: Jesus Cristo Rei. A este casal, só nos resta gratidão e nossas orações! É importante fazer memória que, um ano antes do falecimento do casal, em 1975, a Paróquia de Cristo Rei já pertencia à Arquidiocese de São Paulo. Atualmente, nossa Igreja situa-se na Rua Maria Eugênia, numa região considerada central, com aproximadamente 50 mil habitantes, numa área de, aproximadamente, 4 km².

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Cristo Rei
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial Cristo Rei do Tatuapé

Missas

Domingo
07
00
Domingo
08
30
Domingo
10
30
Domingo
19
00
Segunda-feira
19
30
Terça-feira
08
00
Quarta-feira
19
30
Sexta-feira
15
00
Sábado
08
00

Sacramentos

Batizados

Informações na secretaria da Paróquia 

Crisma

Informações na secretaria da Paróquia 

Curso para noivos

Informações na secretaria da Paróquia 

Primeira eucaristia

Informações na secretaria da Paróquia 

Confissões

Sexta-feira
15:00
18:00
Terça-feira
Quarta-feira
Sexta-feira