São Francisco de Assis

A A
São Francisco de Assis
PADROEIRO
04 de Outubro

Data da fundação

26/09/2014

Setor

Sapopemba

Endereço

 Rua Pires Delgado , 335 , Jardim Regina

Contato

 (11) 2705-5962
 Atendimento da secretaria
Breve história 

A Comunidade São Francisco de Assis iniciou suas atividades em 1976 quando Frei Cirilo convidou dona Nair a dar catecismo em sua casa. Sendo Ela legionária e por não ter salas disponíveis na Paróquia acabou cedendo sua casa para as reuniões da Legião de Maria, catequese e também missa uma vez por mês.
Sendo a Comunidade próxima da favela (hoje Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello) as legionárias começaram a desenvolver um trabalho pastoral na favela através da Campanha do Rosário, com o apoio do Frei Timóteo em 1978. Por ser uma Comunidade simples e com espírito franciscano Frei Timóteo sugeriu o nome de Comunidade São Francisco de Assis, toda comunidade aprovou. Neste período veio trabalhar nesta Comunidade o seminarista José Miguel (hoje Padre José Miguel - diocesano) onde orientava os catequistas, fazia estudo bíblico nas casas e celebração da palavra ao ar livre na favela.
Em 1980 Frei Timóteo nos ajudou a construir um pequeno barraquinho na favela onde fazíamos celebrações e catequese. Neste ano junto com dona Nair surgiram três novos catequistas: Zezinha, Veni e Adilson. O seminarista José Miguel foi transferido para outra comunidade e nos foi apresentada a Irmã Lourdinha (hoje da Paróquia N.Sra, da Esperança) para orientar e acompanhar os catequistas (Nair, Zezinha, Veni e Adilson).
Em 1982 sendo Frei Simão Pároco da Paróquia nos apresentou para trabalhar conosco a Irmã Expedita, que nos orientou e acompanhou nas pastorais. Irmã Expedita sugeriu que procurássemos um espaço maior para nossas atividades porque a favela seria removida para início das obras da Avenida Anhaia Mello. O casal Maria José Pierre (Zezinha) e José Venâncio Pierre cedeu para a comunidade um pequeno salão em sua residência (Rua Alexandre Galera) onde foram desenvolvidas todas as atividades durante um ano e meio.
Como a Comunidade estava crescendo Frei Simão e Irmã Expedita sugeriram a compra de um local maior para as atividades pastorais. Todos se empenharam através de festas e donativos para a compra de um espaço próprio para a Comunidade e no dia 08 de outubro de 1983 foi inaugurada a nova sede da Comunidade com uma Missa festiva tendo a presença do Bispo da Região Dom Luciano de Almeida.
Como missionária Irmã Expedita foi para outra comunidade, todos os participantes sentiram muito sua ausência, pois Ela sempre estava presente em todos os acontecimentos da Comunidade, orientando em evangelizando.
Trabalharam também nesta comunidade os seminaristas Luiz Fernando e João Ferreira (hoje Padres da Arquidiocese de São Paulo). Não podemos jamais de esquecer os leigos e leigos que passaram por esta comunidade deram sua contribuição no anúncio da evangelização e todos os frades capuchinhos da nossa Paróquia que com dedicação, fé e perseverança estiveram e estão presentes na nossa comunidade nos orientando e evangelizando com ardor missionário como fez nosso padroeiro São Francisco de Assis - "Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas".

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Nossa Senhora De Fátima E São Roque
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Comunidade São Francisco de Assis

Sacramentos

Confissões