Dia Internacional da Mulher - Frei José Orlando Longarez

A A
08/03/2016 - 00:15

Como toda mulher, "Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura" Mulher, como Maria, "é amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida" Mulher é, como Maria, "a missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto. Como uma verdadeira companheira, caminha conosco, luta conosco e nos aproxima incessantemente do amor..." (Cf. Evangelii Gaudium, nº 286).


Meriam Ibrahim e Papa Francisco

Martas, Marias, Madalenas, Verônicas, Margaridas, Milenas, Reginas, Celestes, Giseldas, Rosanas, Carlas, Cecílias, Anas, Sofias, Letícias... "A Igreja reconhece a indispensável contribuição da mulher na sociedade, com uma sensibilidade, uma intuição e certas capacidades peculiares, que habitualmente são mais são mais próprias das mulheres que dos homens. A especial solicitude feminina pelos outros... vejo, com prazer, como muitas mulheres partilham responsabilidades pastorais... prestam novas contribuições para a reflexão teológica. Mas ainda é preciso a m p l i a r os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja. Porque o gênio feminino é necessário em todas as expressões da vida social; por isso deve ser garantida a presença das mulheres também no âmbito do trabalho e nos vários lugares onde se tomam as decisões importantes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais.

"As reivindicações dos legítimos direitos das mulheres, a partir da firme convicção de que homens e mulheres têm a mesma dignidade, colocam à Igreja questões que a desafiam e não se podem iludir superficialmente".

Na Igreja, as funções não dão justificação à superioridade de uns sobre os outros. Com efeito uma mulher, Maria, é mais importante do que os Bispos." (Evangelii Gaudium, nº 103-104, Papa Francisco).

Pra vocês, mulheres, sempre amadas e queridas, para o seu dia internacional e para todos os seus dias, quero cantar: "Agora, chegou a vez, vou cantar, mulher brasileira em primeiro lugar"!  Agora, chegou a vez de vocês, vou falar: mulheres na Igreja em primeiro lugar!