COMER, BEBER, CASAR, COMPRAR, VENDER... É SÓ ISSO? - Raul Amorim

A A
17/11/2017 - 08:30

Lc. 17,26-37

Muitas vezes a “mesmice” ataca a gente. Parece que na vida não existe mais novidade. Com isso o pessimismo se apresenta e parece que nada mais tem sentido. O evangelho tem a intenção de chamar atenção e sacudir a poeira da rotina.

Lc. 17,26-27: E como aconteceu no tempo de Noé, também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca.

A rotina pode envolver-nos de tal forma que já não conseguimos pensar em outra, em mais nada. O consumismo exacerbado de nossos dias contribui para aumentar em muitos de nós esta total desatenção a dimensão mais profunda da vida. Deixamos o cupim entrar na viga da fé que sustenta o telhado da nossa existência.

De repente me vem na “cabeça” a musica do Pe. Zezinho que diz: “Sou cidadão do Infinito, do Infinito, do Infinito”.

Lc. 17,28-29: Como também aconteceu nos dias de Ló. Eles comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e construíam. Mas o dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e destruiu a todos.

Quando a tempestade derrubar a casa vamos talvez culpar o pedreiro: “Que porcaria ele fez!” Na verdade, a causa da queda da casa foi a nossa desatenção. Não fizemos a manutenção! Estávamos preocupados com outras coisas.

Não percebemos as trincas que estavam aparecendo... A fala de Jesus a respeito de Sodoma era como um espelho do que iria acontecer a Jerusalém no ano 70 dc. A questão da chegado do Reino era um assunto quente que nos primeiros tempos causava muita discussão.

Lc. 17,30-32: O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver utensílios na casa, não desça para os recolher. Assim também, quem estiver no campo, não volte atrás. Lembrem-se da mulher de Ló!

É difícil para nós imaginar o sofrimento e o trauma que a destruição de Jerusalém causou nas comunidades, tanto dos judeus como dos cristãos. Para ajuda-los a entender e a enfrentar o sofrimento, Jesus usa comparações tiradas da vida.

A citação da mulher de Ló (Gn. 19,26) é para lembrar que ninguém deve olhar para trás, não se pode perder tempo. É necessário tomar a decisão e ir em frente.

Lc. 17,33-35: Quem procurar salvar a vida vai perdê-la, e quem perder a vida vai salvá-la. Eu lhes digo: Naquela noite, dois estarão na mesma cama; um será tomado e o outro deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra deixada.

Só se sente realizada na vida a pessoa que for capaz de doar-se aos outros. Assim não será assaltado pela rotina. Perde a vida quem quiser conservá-la para si. Somos chamados a viver em comunidade. A fonte da vida está na doação da vida. Eu garanto a vocês: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. (Jo. 12,24)

Lc. 17,36-37: Dois homens estarão no campo. Um será levado e o outro será deixado. Então os discípulos lhe perguntaram: Onde Senhor? Ele respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão os urubus.

Os discípulos querem saber o lugar do julgamento. Juntamente com o Reino de Deus, o julgamento do Filho do Homem se realiza na história: Ele vem para manifestar a verdade da vida de todos. Quando será?

O tempo de Deus não se mede pelo tempo do nosso relógio. Na segunda carta de Pedro ele nos diz: “Há, porém, uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia”. (2 Pe.3,8)

Que a gente não caia num estilo de vida acomodado, esquecendo de que é pela prática do amor e da misericórdia, que nos preparamos para o encontro com Jesus.

P/CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim Pires> raul4ap@gmail.com