“CONVERSÃO E FIDELIDADE AO SENHOR” - Pe. Reuberson

A A
15/02/2018 - 00:00

QUINTA-FEIRA DEPOIS DAS CINZAS

Leituras: Dt 30, 15-20 / Sl: 1 / Evangelho: Lc 9, 22-25

 

Acabamos de aportar na seara de um novo tempo litúrgico, a quaresma. Este tempo é momento “propício para corrigir os acordes dissonantes da nossa vida cristã e acolher a notícia sempre nova, feliz e esperançosa da Páscoa do Senhor” (Papa Francisco). Trata-se de um momento de reexaminar e avaliar, à luz dos valores evangélicos, nossa história e conduta de vida.

 Nesse espírito a liturgia desta quinta-feira depois das cinzas desafia-nos a harmonizar os acordes de nossas atividades cotidianas pelo diapasão do seguimento concreto e irrenunciável ao Senhor e aos seus mandamentos.

Na primeira leitura, extraída do livro do Deuteronômio, escuta-se o veemente apelo de Moisés ao povo de Israel. O profeta, preocupado com o futuro do povo eleito, apresenta-lhes duas possibilidades ante os mandamentos do Senhor. De um lado, escolher segui-los e ter vida, benção e graça; de outro lado, escolher não segui-los e viver à mercê dos infortúnios decorrentes dessa opção. O desejo apaixonado de Moisés é que o povo viva conforme os mandamentos do Senhor e tenha vida em abundância. Trata-se no fundo de um sincero desejo de que todo homem caminhe tocado pela fé, fiel ao senhor e seguindo suas palavras que são caminhos de vida.

O Evangelho e o Salmo acentuam essa mensagem, convidando ao seguimento e a fidelidade a vontade do Senhor, mesmo em meio as vicissitudes da vida. O salmo, melodiosamente, diz que é feliz quem não anda conforme os maus e medita noite e dia a Lei do Senhor, que cumpre seus mandamentos. Bem diferente da sorte dos malvados e perversos.

No Evangelho, escutamos o anúncio do flagelo ao qual o itinerante Jesus seria submetido e a consequente glória a qual ele estava destinado, a ressurreição.  Trata-se de uma mensagem que compromete. Aquele que serve a Deus deve manter-se fiel, mesmo na cruz (v.23) na esperança de alcançar a vida eterna, a construção do Reino. Instiga-nos esta leitura, a uma fidelidade persistente   ao Senhor, mesmo que em meio a intempéries atinentes a vida cristã.

Em síntese, as leituras da liturgia desta quinta-feira após cinzas, nos ensinam que o primeiro passo   para conversão é a vivência da palavra do Senhor.  Palavra esta que deve ser lida à luz dos sinais palpáveis da vida. Através dos olhos da humanidade concreta, cheia de virtudes e sofrimentos; alegrias e esperanças.

*Pe. Reuberson Ferreira, M.S.C é mestre em teologia - PUC/SP. Trabalha na Paróquia S. Miguel Arcanjo, Arquidiocese de São Paulo.