MULHER E HOMEM= IGUALDADE > Raul Amorim

A A
17/08/2018 - 00:30

Mt. 19,3-12

Se o Reino dos Céus atinge profundamente todas as estruturas da vida, sem dúvida uma das primeiras é a família. Em qualquer sociedade humana, a família é fundamental para a formação de pessoas e a relação justa entre homem e mulher. É nesse contexto que Jesus defende a justiça no matrimônio e na responsabilidade entre marido e mulher.

Mt.19,3-4: E alguns fariseus se aproximaram de Jesus para tenta-lo. Perguntaram: “É permitido divorciar-se da própria mulher por qualquer motivo”? Ele respondeu: “Vocês não leram que desde o princípio o Criador os fez homem e mulher”?  

No tempo de Jesus, o homem podia divorciar-se de sua mulher, mas a mulher não tinha o mesmo direito de mandar o homem embora.  A lei dizia: “Se um homem tomar uma mulher e exercer nela os seus direitos de senhor, mas ela cair na desgraça aos olhos dele por ter visto nela algum inconveniente, então ele escreverá um documento de divórcio e o colocará nas mãos dela, expulsando-a de casa”. (Dt.24,1)

A questão era a interpretação, o significado da expressão: “alguma coisa inconveniente” Uns achavam que podia ser por qualquer motivo. Outros, que devia ser falta moral grave. Em todo caso, era sempre o homem que tinha direito de pedir ou dar carta de divórcio à mulher.

Jesus não se foca nos detalhes jurídicos quando enfrentado com questões sobre o casamento e o adultério. Para responder Ele vai à essência:  “Desde o princípio o Criador os fez homem e mulher”.  A lei de Moisés mantinha o privilégio do homem sobre a mulher. Ainda hoje muitas pessoas apelam e interpretam a Palavra em benefício próprio.  

Mt.19,5-6: E disse: “Por isso o homem deixará pai e mãe se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne? De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.

Jesus não entra no jogo deles. Ele sabia que era uma pergunta maldosa e provocativa. Evita a discussão que não leva a nada e vai mais a fundo questionando: Qual é o plano do Criador? O que Deus tinha em mente quando os criou homem e mulher?  Esta é a pergunta fundamental.

Deus os criou para os dois se ajudarem mutuamente a crescer e serem um só no amor. Mas a reciprocidade foi quebrada e o homem começou a dominar a mulher.

Mt.19,7-9: Eles disseram: “Então porque Moisés mandou dar a ela a carta de divórcio e mandá-la embora”? Jesus respondeu: “Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres, por causa da dureza do coração de vocês. Mas no princípio não era assim. E eu lhes digo: Quem se divorcia de sua esposa- a não ser em caso de união ilegítima- e casa com outra, comete adultério”.

Os fariseus não se contentam com a resposta de Jesus. Insistem em questionar sobre a Lei de Moisés. Era costume deles. Assim se desviavam da essência, do objetivo de Deus e torciam a Lei colocando-a a serviço de seus interesses.  

Jesus denuncia a dureza dos corações que entorta a Palavra de Deus em benefício próprio. Indo contra os direitos exclusivistas que a sociedade da época dava aos homens em relação às mulheres.

Mt.19,10-12: Os discípulos disseram a Jesus: “Se é assim a condição do homem em relação à mulher, então não vale a pena casar”. Ele respondeu: Nem todos conseguem compreender essa realidade, mas somente aqueles a quem é concedido. De fato, há eunucos que assim nasceram do ventre materno, há eunucos que foram feitos assim pelos homens, e há eunucos que se fizeram tais pelo Reino dos Céus. Quem puder compreender, compreenda”.

Agora são os discípulos que fazem a pergunta. Não compreendem a resposta de Jesus. Dão a entender que preferem não casar do que casar sem o privilégio de poder mandar na mulher. Mais uma vez Jesus vai fundo na questão e discute o fato de não casar. São dons divinos tanto a vida matrimonial como o celibato livremente assumido em favor do Reino.

A respeito desse assunto o Papa Francisco nos orienta: “Deus criou o ser humano à Sua imagem, criou-os homem e mulher”. Esta afirmação do livro de Gênesis explicou o papa, diz que não só o homem nem só a mulher são imagem de Deus, mas ambos, como casal, são imagem do Criador. A diferença entre eles tem em vista a comunhão e a geração, e não a contraposição nem a subordinação”.

“Somos feitos para nos ouvir e nos ajudar reciprocamente. Sem essa riqueza recíproca, não se pode entender profundamente o que significa ser homem e mulher”, disse o papa. “Se a mulher e o homem têm divergências, estas devem ser resolvidas com o diálogo, para que eles se amem mais e se conheçam melhor”.

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim Pires> raul4ap@gmail.com.br