Reflexão de Raul de Amorim

A A
22/05/2015 - 00:15

Liderar é amar

Pentecostes está chegando. Os evangelhos destes dois dias antes de Pentecostes trazem os últimos versículos do Evangelho de João. A leitura relata o ultimo encontro de Jesus com os discípulos. Os discípulos tiveram a oportunidade de saborear a ceia preparada por Jesus. O cardápio: pão e peixe na brasa! Que privilégio!

Terminada a refeição, Jesus chama Pedro e pergunta por três vezes: “Você me ama”? Três vezes, porque foi por três vezes que Pedro o negou (Jo.18,17. 25-27) Depois de três respostas afirmativas também Pedro se torna “Discípulo Amado” e recebe a ordem de liderar os membros da comunidade.

É interessante observar que Jesus não pediu um “currículo” a Pedro para sondar a sua capacidade. Só perguntou: “Você me ama”? O amor é o critério principal. Sem amor não existe diálogo, perdão, compromisso, missão. Para as comunidades de João Evangelista a força que as sustenta e as mantém unidas não é a doutrina e sim o Amor.

A palavra amor é uma das citações mais usadas por nós, hoje em dia. Por isso mesmo é uma palavra desgastada. Mas era com esta palavra que as comunidades de João manifestavam a sua identidade e o seu projeto.

Amar é antes de tudo uma experiência profunda de relacionamento entre pessoas  onde existe uma mistura de sentimentos e valores como alegria, tristeza, sofrimento, crescimento, renúncia, entrega, realização, doação, compromisso, vida...

A vida de Jesus foi marcada por este sentimento. “... Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”(Jo13,1) Quem vive o amor e o manifesta em suas palavras e atitudes torna-se também “Discípula Amada, Discípulo Amado”.

Qual o motivo mais profundo que nos leva a trabalhar na comunidade? É o amor ou é a preocupação com as idéias?

Para terminar lembro a frase de São João da Cruz: “no entardecer da vida sereis examinados no amor”.