Biografia

A A

Dom Cícero Alves de França

Bispo Titular de Missua
Vigário Episcopal da Região Belém

Lema: EMITTE LUCEM TUAM 

BIOGRAFIA

Nascimento: 13 de março de 1975 - Cajazeiras  - PB
Ordenação Presbiterial: 7 de março de 2004 - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Arquidiocese de São Paulo
Ordenação Episcopal: 8 de maio de 2022 na Catedral Metropolitana de São Paulo por Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer

Nasceu em Cajazeiras, no estado da Paraíba, no dia 13 de março de 1975. Ingressou no seminário da arquidiocese de São Paulo em 1996 e em 1997 no Seminário de Filosofia Santo Cura D'Ars da mesma arquidiocese para cursar Filosofia. Concluiu o curso de Filosofia em 1999 pela Faculdade Associadas do Ipiranga (FAI), de São Paulo.

Ingressou no Seminário Bom Pastor da arquidiocese de São Paulo a fim de cursar Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo, concluindo em 2003. Possui pós-graduação (latu sensu) em Formação Sacerdotal (2008), pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; em 2009, concluiu o mestrado em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana; possui pós-graduação (latu sensu) em Cousenling, pela Faculdade Vicentina (2018) e graduação em História pela Universidade Unicesumar (2020). Atualmente é doutorando em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Sua ordenação presbiteral se deu no dia 07 de março de 2004 na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da Arquidiocese de São Paulo pela imposição de mãos do cardeal Cláudio Hummes.

No início do seu ministério presbiteral foi nomeado vigário da Paróquia São Judas Tadeu na Região Episcopal Brasilândia, da arquidiocese de São Paulo. Em 2005, foi nomeado vice-reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura D'Ars pelo Cardeal Cláudio Hummes, sendo concomitantemente vigário das paróquias São João Batista, na Região Episcopal Lapa, Paróquia São Mateus (2006) da mesma região Episcopal; colaborador da Paróquia Nossa Senhora do Brasil.

No ano de 2009, foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, na Região Episcopal Sé; nomeado colaborador da Paróquia Divino Espírito Santo da mesma região Episcopal (2011). Em 2012, foi nomeado reitor do Seminário São José da Associação Aliança de Misericórdia; no ano de 2016, foi nomeado colaborador da Paróquia Assunção de Nossa Senhora na Região Episcopal Sé, da arquidiocese de São Paulo.

Foi membro do Conselho de Presbíteros (2010-2020) e membro do Colégio de Consultores (2016-2021) da Arquidiocese de São Paulo. Exerceu a função de professor na Faculdade Dehoniana de Taubaté no curso de pós-graduação (lato sensu) para Formadores de Seminários e Casas de Formação e no curso de pós-graduação (lato sensu) de Direção Espiritual.

Era reitor do Seminário Bom Pastor da arquidiocese de São Paulo desde 2010; professor na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e membro da Comissão arquidiocesana para a tutela dos menores e das pessoas vulneráveis contra abusos sexuais (2020).

Foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Titular de Missua e Auxiliar de São Paulo em 3 de março de 2022, recebendo a ordenação episcopal em 8 de maio do mesmo ano, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo. 

 

BRASÃO E LEMA

Lema
EMITTE LUCEM TUAM