Biografia

A A

Dom Carlos Silva

Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Brasilândia

Lema: “Pertencemos ao Senhor" 

BIOGRAFIA

Nascimento: 05/12/1962
Local: Andradina, São Paulo
1ª Profissão religiosa: Sacerdote na cidade Birigui (SP), na Diocese de Lins (1992)
Ordenação Presbiteral: 00/00/0000
Local: São Paulo
Ordenação Episcopal: 00/00/0000

Nasceu em 5 de dezembro de 1962, em Andradina (SP), Diocese de Araçatuba, filho de José Silva e Maria Moura Silva.

Em janeiro de 1984, iniciou sua formação religiosa no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba (SP), onde realizou a etapa do postulantado e dos estudos de Filosofia (1984 a 1986). Também em Piracicaba, no Convento Sagrado Coração de Jesus, fez o Noviciado (1987) e emitiu seus primeiros votos no dia 10 de janeiro de 1988.

Realizou os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e, no dia 12 de outubro de 1991, emitiu os votos perpétuos na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia São Francisco, em Nova Veneza, Sumaré (SP). Em 1º de agosto de 1992, foi ordenado sacerdote na cidade Birigui (SP), na Diocese de Lins.

OFÍCIOS

  • Foi Vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, em Nova Veneza, Sumaré, (SP), e assistente da Fraternidade Missionária do Homem do Campo, em Mirandópolis, também na Diocese de Lins. Em 1995, realizou estudos de espiritualidade franciscana em Petrópolis (RJ).
  • Em 1996, assumiu a coordenação da Pastoral Vocacional e Missionária da província dos Capuchinhos de São Paulo, em Piracicaba, sendo também guardião do Seminário Seráfico São Fidélis.
  • De fevereiro de 2004 a outubro de 2013, foi missionário no Norte do México, onde exerceu as funções de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Yecora, Estado de Sonora (2004 a 2007); promotor vocacional (2004 a 2011); Mestre dos Noviços e pós-Noviços (2007 a 2013); guardião do Convento São Pio de Pietrelcina, em Monterrey, Estado de Novo Leon (2009 a 2013); Pároco da paróquia Santíssima Trindade, em Benito Juárez, Estado de Novo Leon.
  • De volta ao Brasil, Frei Carlos foi Ministro Provincial em São Paulo por dois mandatos (2013 a 2018) e Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB). Em setembro de 2018 foi eleito Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, função que exercia até ser nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, em dezembro de 2020.

BRASÃO E LEMA

Lema
Domini Sumus

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

ESCUDO * CHAPÉU PRELATÍCIO * BORLAS * CRUZ * LISTEL * SÍMBOLO FRANCISCANO * CONCHA E HÓSTIA * ESTRELA E LIVRO *

O brasão episcopal de Dom Carlos Silva, da Ordem dos Frades Menores Franciscanos Capuchinhos, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, é composto de:


SIGNIFICADO

ESCUDO O escudo do brasão é de modelo oval dividido em 3 campos; um superior em cor azul e os inferiores de cores verde e vermelho-púrpura. A cor azul simboliza a humanidade imersa na eternidade do projeto salvífico de Deus. A cor verde simboliza nascimento, vida nova, como nos ensina São Pedro na sua primeira epístola: “Porquanto, todo ser humano é como a relva e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre” (1Pd 24). A cor vermelho -púrpura simboliza a realeza de Cristo, Senhor do céu e da terra, como também, todo o seu sacrifício para a salvação dos homens

SÍMBOLO FRANCISCANO: O símbolo da Ordem Franciscana é constituído por dois braços cruzados sobre a cruz Tau. O primeiro braço despido representa a Jesus Cristo e o segundo a São Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana. Em cada mão há uma marca dos cravos que recebeu Jesus em sua santa paixão e morte. São Francisco recebeu as estigmas, as mesmas chagas sofridas por Cristo. Por esta razão, São Francisco é conhecido como aquele que reflete o próprio Cristo.

CONCHA E HÓSTIA: Simbolizam dois Sacramentos: O Batismo e Eucaristia! Pelo Batismo participamos do Mistério Pascal de Cristo e de seu tríplice múnus: Sacerdote, Profeta e Pastor. Por ele também somos introduzidos na vida do Espirito, partícipes da vida divina e membros da Igreja. Ademais, quando batizamos, respondemos ao mandato missionário de Cristo: “ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). A hóstia é o Sacramento do próprio Senhor, que se dá em alimento, nos nutre, não mais com o maná, mas com seu próprio corpo, e sangue. Faz memória da oferta ao Pai para a salvação da humanidade: “isto é o meu corpo, oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (Jo 6,51).

ESTRELA E LIVRO: A estrela, em cor prata, representa Maria, presente em todo trajeto e vida do Filho, Salvador do Mundo. Maria, assim como José, viveu a plenitude da vida na graça percebida pelas palavras da saudação do anjo. Maria é aquela que gera através do seu sim o Redentor do mundo e nos aponta o caminho para Ele. Dizia São Bernardo de Claraval: “Vede uma estrela, invocai Maria.” O livro é símbolo do Verbo Encarnado, a Palavra de Deus, o próprio Cristo Jesus; que também se dá em alimento quando a ouvimos. São Jerônimo nos adverte: “Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo!”

CHAPÉU PRELATÍCIO: Símbolo de Cristo cabeça da Igreja. Cristo é o sumo e eterno sacerdote, Ele que se oferece como hóstia perfeita ao Pai, por amor dos homens; por isso, a cor vermelha no chapéu lembra a oferta da vítima imolada, como o próprio Senhor nos diz: “Minha vida ninguém a tira, eu a entrego livremente” (Jo 10,28).

BORLAS: Símbolo do corpo apostólico do qual Dom Carlos agora faz parte. Os apóstolos unidos, ligados com a cabeça: Cristo! Nas palavras de Santo Inácio de Antioquia, “onde está o Bispo, está Igreja!”

CRUZ: Símbolo de Cristo em nome de quem se anuncia o evangelho. Como nos admoesta o Apóstolo Paulo: “Vos anuncio, irmãos, Jesus Cristo, e este, crucificado.” Na cruz pende toda a salvação do mundo. Por Ele, com Ele e Nele.

LISTEL: O Listel deste brasão é invisível, mas aparece o lema episcopal em seu interior. O lema do novo bispo, norteia o desempenho pastoral no tríplice múnus episcopal de ENSINAR, SANTIFICAR e REGER. O lema de Dom Carlos é tirado da carta de São Paulo aos Romanos (Rm, 14.8), onde, em latim, está escrito: “DOMINI SUMUS”. “PERTENCEMOS AO SENHOR”.


“Pertencemos ao Senhor” (Rm 14,8)

Lema episcopal de Dom Carlos Silva, OFMCa

O lema escolhido por Dom Carlos Silva expressa a consciência afetiva de pertença ao Senhor, confirmada pela história da salvação, na culminância do Mistério Pascal de Cristo. Tal afirmação paulina ecoa, também, neste tempo, ainda marcado pelo egoísmo e suas consequências na realidade humana e global. A missão da Igreja, sob o pastoreio episcopal, é de evangelizar, em sinal de reconciliação e comunhão para com a vida em plenitude, na contínua proclamação do Ano da Graça do Senhor. O senso de pertença ao Senhor, ressignificado e renovado a cada dia, na perspectiva da Nova Aliança, comunica a verdadeira alegria de ser povo de Deus e instrumento da sua paz!