Assembleia regional ressalta a atenção pastoral à juventude e à família

A A
Juventude e família estiveram em destaque nas reflexões da assembleia regional de pastoral, no sábado, 31, na Paróquia Santos Apóstolos, com a participação de Dom Devair Araújo
Publicado em: 18/11/2015 - 16:15
Créditos: Juçara Terezinha, Flávio Rogério Lopes e Viviane Santos

 

Juventude e família, prioridades assumidas para este ano na Região Brasilândia, estiveram em destaque nas reflexões da assembleia regional de pastoral, no sábado, 31, na Paróquia Santos Apóstolos, com a participação de Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região, além de padres, diáconos, religiosos e religiosas. Após a saudação inicial do Bispo, cada coordenador de setor apresentou as ações realizadas e as perspectivas de trabalho para o próximo ano, destacando a criatividade misturada com a mística juvenil nas atividades regionais, setoriais e paroquiais, entre as quais celebrações, vigílias, romarias, encontros de formação, encenações teatrais, músicas, entre outros. Quanto à família, o ponto em destaque foi à necessidade de aproximação do Encontro de Casais com Cristo (ECC) com a dinâmica das comunidades.

Foram relatadas experiências de paróquias que reanimaram a Pastoral Familiar, como, por exemplo, as paróquias do Setor Freguesia do Ó, por meio de um projeto de mutirão de visitas aos doentes e famílias, envolvendo clérigos, religiosas e leigos.

Padre Tarcísio Mesquita, coordenador arquidiocesano de pastoral, motivou que a ação evangelizadora da Região expresse uma Igreja aberta, missionária e capaz de acolher o diferente. “O 11º Plano de Pastoral da nossa Arquidiocese nos convoca para sermos missionários na cidade. Uma igreja urbana complexa, que a cada dia exige maturidade, organização e, acima de tudo, uma mística”.

Divididos em grupos de trabalho, os participantes sugeriram ações pastorais para a sequência de trabalhos com a juventude e a família. Uma das prioridades é intensificar as visitas às casas, inclusive às famílias dos integrantes das pastorais, com a devida preparação das equipes de missionários, sendo uma Igreja que vai ao encontro das famílias, com o olhar misericordioso. Também se pediu que as equipes de ECC sensibilizem os casais que fazem os encontros para serem mais efetivos nas atividades paroquiais e pastorais.

Em nível regional, foi expresso o desejo de fomentar a pastoral de conjunto como ambiente de reflexão, troca de experiências e intercâmbio entre pastorais; e de se reanimar a Pastoral Familiar em todas as instâncias, com base nas recentes reflexões do Sínodo dos Bispos sobre a família.

Os participantes da assembleia também sinalizaram para a necessidade de desenvolver ações que motivem os jovens a permanecerem na Igreja, por meio de projetos de musicais, festivais, gincanas, teatro, formação, acolhimento, apoio e envolvimento nos trabalhos comunitários. Outro ponto de atenção é o de potencializar ou iniciar o projeto de formação e de metodologia da iniciação cristã dos catequistas nas paróquias, incluindo a necessidade de reanimar a Catequese da Perseverança, para manter os adolescentes nas comunidades até a preparação para a Crisma.

No encerramento da assembleia regional, Padre Tarcísio lembrou que as propostas assumidas “requerem muito trabalho, tempo, disponibilidade e gratuidade”; e Dom Devair desejou que os trabalhos sejam feitos em conjunto, pois os compromissos apresentados exigem de cada pessoa empenho, compromisso e perseverança.