‘Estamos no processo de ver a nossa realidade’

A A
Abertura da etapa regional do sínodo arquidiocesano acontece na Paróquia São Luís Gonzaga, em 30 de março
Publicado em: 03/04/2019 - 12:15
Créditos: Redação

Padres, diáconos, religiosos e leigos reuniram-se na Paróquia São Luís Gonzaga, no Setor Pastoral Pereira Barreto, para a abertura de etapa regional do sínodo arquidiocesano, na tarde do sábado, 30 de março.

A solene celebração de abertura foi presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia. Ele destacou o empenho dos que se envolveram na etapa paroquial do sínodo em 2018 e apresentou alguns dados da pesquisa de campo que mostram a queda nos últimos anos na procura dos católicos pelos sacramentos do Batismo, primeira Comunhão e Crisma, e o aumento da Catequese de adultos.

 

MUDANÇA DE ATITUDE

De acordo com o Bispo, a realização do sínodo arquidiocesano convida a uma mudança de atitude nas formas de evangelização, tendo como ponto de partida os dados coletados na etapa paroquial do sínodo.

“Na assembleia regional deste ano, precisamos ter algumas pistas do que toda a nossa Região Episcopal precisa assumir. Isso virá do confronto dos dados da pesquisa de campo com as seis urgências da evangelização, destacando a ação missionária da Igreja para melhorar as situações apontadas”, afirmou Dom Devair.

Diante do contexto exposto, o Bispo enfatizou que os católicos não devem ter medo de enfrentar a realidade, com as eventuais fragilidades e fraquezas, a fim de aprimorar o trabalho missionário e de evangelização.

“Ainda estamos no processo do ver a nossa realidade, sem conceitos elaborados, sem ideias já prontas, para que, olhando essa realidade, possamos descobrir novos caminhos e nos deixar conduzir neles pelo Espírito Santo”, disse o Bispo, exortando o engajamento de todos para a vivência da “Igreja em saída”, que anuncia as urgências da atualidade.

 

SEQUÊNCIA DAS AÇÕES

Todos os participantes do momento celebrativo receberam o instrumento de trabalho do sínodo arquidiocesano e um exemplar da carta pastoral “Sínodo arquidiocesano de São Paulo, 2018-2020 – caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”, publicada este ano pelo Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano.

A primeira sessão de trabalho da etapa regional do sínodo arquidiocesano na Brasilândia acontecerá em 18 de maio, às 8h, na Paróquia Santos Apóstolos, na qual devem participar todos os convocados para esta etapa do sínodo.

Antes da bênção final, Dom Devair pediu que todos os que tenham compromissos nesta fase do sínodo os assumam para o bom êxito dos trabalhos.

(Apuração: Jorge Vicente Barros Ferreira) (Edição: Daniel Gomes)