Formação sobre a Campanha da Fraternidade reúne centenas de fiéis

A A
<p>Com tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, a atividade aconteceu em suas paróquias, simultaneamente, e reuniu agentes de pastoral da Região</p>
Publicado em: 18/02/2015 - 10:45
Créditos: Redação

Na manhã de sábado, 31, agentes de pastoral da Região Episcopal Brasilândia se reuniram para refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o seu lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). O encontro aconteceu em dois locais simultaneamente - reunindo cerca de 130 pessoas em cada -, na Paróquia São Luiz Gonzaga, no setor pastoral Pereira Barreto, e na Paróquia São José, no setor pastoral Perus.

A Campanha da Fraternidade 2015 traz a proposta de buscar e recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, retomando seus ensinamentos de uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana. Aponta também que o seguimento de Jesus para Jerusalém gera conflitos, perseguições, do- res, desafios, inquietudes.

Contribuíram com a reflexão do tema, o sociólogo Celso de Oliveira, a educa- dora e socióloga da Diocese de Guarulhos, Ozani Martiniano, o professor Antônio Leite Claro e o Padre Cilto José Rosembach, assessor regional da Pastoral da Comunicação.

Na história de caminhada da Igreja percebe-se que sempre houve profetas comprometidos com os pobres, injustiçados. Homens, mulheres que receberam de Jesus Cristo o mandato missionário: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, ensinando- os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado” (Mt 28,19-20).

Ao fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade no Brasil é possível compreender os principais desafios da situação atual. A socióloga Ozani destacou que na história da sociedade brasileira, a Igreja Católica teve uma influência muito forte. Ela observou a importância de algumas pessoas como bispos, padres, religiosas, sindicalistas, operários, estudantes que resistiram aos projetos dos opressores e aos poucos foram criando condições para projetos de democratização.

Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da Doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes foram apontados pelo assessor Antônio Leite. “Documentos que a Igreja assumiu em momentos difíceis da conjuntura mundial, mostrou um rosto de Igreja defensora dos direitos dos povos” afirmou.

A formação foi o momento inicial de reflexão do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, e abriu ao diálogo e a discussão aprofundada que os agentes de pastoral levam para seus grupos, pastorais, movimentos e comunidades.

Ao final do encontro, todos leigos foram convidados a participarem da abertura oficial da Campanha da Fraternidade, no próximo dia 22 de Fevereiro, às 14h, na Paróquia Bom Jesus dos Passos, no setor pastoral Freguesia do Ó.