Paróquia na Freguesia do Ó será local de peregrinação no Ano da Misericórdia

A A
na matriz da Paróquia Santos Apóstolos, no Setor Pastoral São José Operário, crianças aguardavam os participantes para os cantos e a oração inicial.
Publicado em: 23/09/2015 - 16:45
Créditos: Padre Cilto José Rosembach e Flávio Rogério da Silva

O encontro do clero atuante na Região Brasilândia com o Cardeal Odilo Scherer, arcebispo metropolitano, na quinta-feira, 17, começou de um modo diferente: na matriz da Paróquia Santos Apóstolos, no Setor Pastoral São José Operário, crianças aguardavam os participantes para os cantos e a oração inicial. Surpreso, Dom Odilo tirou fotos com elas e suas educadoras da Escola Santa Carmem Sallés.

 

Na conversa com os padres, o Cardeal fez detalhada explicação sobre o Ano Santo da Misericórdia, o Sínodo dos Bispos e as recentes mudanças anunciadas pelo Papa Francisco sobre os trâmites dos processos de nulidade matrimonial. Também alertou os padres sobre a necessidade de acompanhar a Catequese de perto, para atestar o que está sendo transmitido aos catequizandos. O Cardeal informou que a Arquidiocese organizará seis locais para as peregrinações do Ano Santo da Misericórdia, que será aberto pelo Papa Francisco, em 8 de dezembro, em Roma, e iniciado oficialmente na Arquidiocese de São Paulo, no dia 13 do mesmo mês, na Catedral da Sé. Na Região Brasilândia, o local de peregrinação será a Paróquia Nossa Senhora da Expectação, na Freguesia do Ó.

Dom Odilo também recomendou aos padres que participem de cursos de atualização sobre os novos procedimentos em relação aos processos de nulidade matrimonial. Sobre o Sínodo que se realizará em Roma, em outubro, ele lembrou que o foco será sobre a vocação e a missão da família, e enfatizou que esta é a base para a vida das pessoas.

A reunião foi concluída com duas questões de âmbito regional: a decisão de que a formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão acontecerá nos setores pastorais; e o comunicado de que a assembleia regional tratará das prioridades assumidas pela Região: família, juventude e formação, devendo os setores pastorais responder, antes da assembleia, a uma avaliação sobre as ações que têm feito. Houve, ainda, informes sobre a eleição ao Conselho Tutelar na cidade de São Paulo, inicialmente marcada para 4 de outubro.