PJ Brasilândia realiza Assembleia Regional

A A
A Pastoral da Juventude da Região Episcopal Brasilândia realizou no domingo. 26, sua assembleia regional
Publicado em: 27/03/2017 - 16:00
Créditos: Marco Aurelio Cardoso Moura - PJ Brasilândia

“Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mt 28, 10)

A Pastoral da Juventude da Região Episcopal Brasilândia realizou no domingo 26, sua assembleia regional. O encontro aconteceu no salão da Paróquia Nossa Senhora da Expectação do Ó. A mística que orientou a reflexão e os próximos passos da PJ REBRA foi o lema da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude que aconteceu no Crato – CE em Janeiro deste ano: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mt 28, 10).

A Brasilândia é um local místico, construído por muito suor e lágrimas, e é também um lugar de muitas alegrias, cujo povo vivencia sua fé tendo no horizonte o Reino de Deus. Nossas ações procuraram se direcionar ao Cristo vivo e presente nas Galileias de nossa região, tendo opção preferencial à vida de nossa juventude.

As prioridades da Pastoral da Juventude para os próximos dois anos se voltaram para os eixos de formação, ação, espiritualidade, articulação e transversalidade. Reconhecemos nossos pontos fracos, fortalecemos as iniciativas que deram certo e traçamos os próximos passos. Temos em vista a necessidade de atuar com mais eficiência, procurando vivenciar em todas as dimensões pastoral uma espiritualidade mais inclusiva; formação voltada para os temas caros à vida da juventude dentro e fora da igreja e procurar fortalecer as ações com outros atores do território que também somam na luta pela vida e a vida em abundância. Sermos uma igreja em saída como nos pede o Papa Francisco.

A transversalidade ficou por contar de um maior cuidado e valorização para o feminino e com as mulheres que conosco lutam e sonham. Como disse o Papa Francisco: “a mulher não existe para “lavar a louça.” Não: a mulher é para trazer harmonia. Sem a mulher não há harmonia”. Essa harmonia, dita pelo Papa Francisco, só será verdadeiramente alcançada quando valorizarmos em sua integridade o ponto de vista da mulher e reconhecermos que sua perspectiva deve estar presente em todas as prioridades da pastoral.

A coordenação da PJ REBRA deixou este espaço após quatro anos de caminhada. Com isso, aclamamos a chegada da nova coordenação composta por Karina Martha, Daniel Freitas, Vitoria Guedes, Monica Moreno e Cristiane Trindade. Rezemos para que estes 5 jovens construam uma linda caminhada e se aproximem cada dia mais do Cristo Jovem presente em nossa Galileia chamada Brasilândia.  

Assembleia Regional da Pastoral da Juventude