Nossa Senhora da Conceição

A A
Imaculada Conceição de Maria
PADROEIRO
08 de Dezembro

Data da fundação

12/12/1934

Setor

Jaraguá

Endereço

 Rua Nossa Senhora da Conceição , 117 , Jaraguá

Contato

 (11) 3941-1306
 Atendimento da secretaria
Terça-feira
13
00
18
00
Quarta-feira
13
00
18
00
Quinta-feira
13
00
18
00
Sexta-feira
13
00
18
00
Sábado
08
00
12
00
Sábado
13
00
16
00
Breve história 

Em 1830 Jaraguá  era uma enorme fazenda com 1.863 alqueires, que pertencia D. Gertrudes Galvão de Oliveira e Lacerda, viúva do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.

 

A herdeira de D. Gertrudes, Ana Eufrosina, casou-se com o Dr. Rafael Araújo Ribeiro e tiveram 14 filhos, dentre eles está a Lucrecia Leme de Araújo, casada com Teófilo Azambuja, que comprou a fazenda da família e no ano de 1889.

Os filhos da casal Azambuja venderam a casa da Fazenda e o morro do Jaraguá ao Sr. Carlos de Paiva Meira.

 

A outra parte do terreno, ou seja 1.649 alqueires foi doado pela senhora Lucrecia Azambuja e seus filhos a Cúria Metropolitana para a construção de uma igreja no bairro do Jaraguá, que pertencia a paróquia de Nossa Senhora da Expectação, Freguesia do Ó.

 

A escritura de doação do terreno foi realizada no ano de 1933. Em dezembro de 1934 foi colocada a pedra fundamental da igreja numa solenidade presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Gastão Liberal Pinto, que na ocasião ministrou o Sacramento da Crisma a 240 fiéis numa missa campal.

 

Os Frades Franciscanos Menores se instalaram nessa paróquia para iniciar um trabalho missionário, por iniciativa de Frei Martinho e lançaram em 1947 a construção da residência franciscana. Aqui desenvolveram um grande trabalho de evangelização. Juntamente com a fundação da paróquia, os frades fundaram a comunidade religiosa das Catequistas Missionárias de São Francisco, que até hoje estão na paróquia.

 

Em 1966 os Franciscanos se retiraram da paróquia que foi entregue ao Arcebispado e o então Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Agnelo Rossi, convidou os Padres de Schoenstatt (ISCH) para que assumissem a paróquia.

 

No dia 13/06/66 o Pe. Roberto Ostheimer, juntamente com o Pe. Gilberto Cavanni assumiram a paróquia em nome dos Padres de Schoenstatt.

Naquela época a paróquia se estendia de Jaraguá a Vila Clarice, e uma grande parte da Rodovia dos Bandeirantes até a Rodovia Anhanguera.

 

Hoje a paróquia está  limitada aos bairros de Jaraguá, Cidade d’Abril, Chica Luiza, Vila Nova Jaraguá, Bandeirantes e São João.

 

Desde 1966 os Padres de Schoenstatt tem fixado sua residência aqui, onde está localizada a Casa Central dos Padres no Brasil, um Santuário de Schoenstatt, uma casa de retiros a Casa José Kentenich. Há poucos anos fundaram também um abrigo para menores carentes e um centro educacional para jovens da comunidade local que leva o nome de Centro Educacional Catarina Kentenich.

 

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Nossa Senhora Da Conceição
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição

Sacramentos

Confissões