São José

A A
São José
PADROEIRO
19 de Março

Data da fundação

15/09/1951

Setor

Freguesia do Ó

Endereço

 Rua Ribeirão das Almas , 337 , Vila Palmeira

Contato

 (11) 3931-5056
 Atendimento da secretaria
Terça-feira
14
15
19
15
Quarta-feira
14
15
19
15
Quinta-feira
14
15
19
15
Sexta-feira
14
15
19
15
Sábado
08
00
12
00
Breve história 


" Decreto da Criação da Paróquia de São José de Vila Palmeira " 
No dia  15 de setembro de 1951, em decreto assinado por Dom Carlos Carmelo Cardeal de Vasconcelos Motta, Arcebispo de São Paulo foi criada a Paróquia de São José de Vila Palmeira, hoje conhecida como Paróquia São José, situada na região norte da cidade São Paulo, SP, no bairro de Vila Palmeira pertencente a Freguesia do Ó, Região Episcopal Brasilândia. 

Em 23 de dezembro de 1932 aconteceu uma reunião de uma comissão formada pela Irmandade de São José e Santa Isabel de Vila Palmeira onde discutiu-se a construção de uma capela no bairro em um terreno que havia sido doado e também para a captação de recursos. Pouco menos de 3 meses iniciava a abertura de uma vala do lado esquerdo do terreno para o escoamento da água, pois o local se tratava de um brejo.  

Em maio de 1933 aconteceu uma festa para se angariar fundos que se reverteu no inicio das construções do depósito de material e pouco depois na construção da capela. Outras festas e também doações proveram recursos para as obras. Em 06 de setembro de 1934 o padre Aguinaldo José Gonçalves, Vigário do Ó, pede concessão para que a comunidade funcione regularmente, mas só em 29 de abril de 1936 passa a ser celebrada uma missa mensal na comunidade, cuja capela estava em construção.

Em 09 de dezembro de 1938 o padre Antonio Marcial pede a benção de uma imagem de São José para a Capela de São José de Vila Palmeira e em 14 de julho de 1939 é concedida a licença para se celebrar a missa na capela e quase um ano após, em 03 de maio de 1940 realiza-se a primeira procissão com a imagem de São José. Ao passar dos meses outras concessões foram sendo dadas a Capela de São José. Em maio de 1941 o padre solicita a permissão da realização de uma quermesse em prol das obras da capela. Em 1944 acontece a conclusão da construção das paredes e em 1945 a cobertura juntamente com as portas, janelas e iluminação.  

Em agosto de 1947 dá-se início a construção da torre e 3 meses depois ocorre a benção dos sinos, que se encontram no alto da torre até hoje.Na metade de 1948 iniciasse o engrossamento das colunas para a colocação de imagens. No final deste mesmo ano é feita a aquisição de um equipamento de som e da porta principal, também são doadas as imagens de São Benedito e de Nossa Senhora Aparecida. 1949 é o ano das doações e logo no começo dele é doada a imagem de São Sebastião e do Crucifixo, dois meses depois os paramentos também são doados.  

Em 25 de abril são doadas as imagens de Santa Isabel e de Nossa Senhora das Graças. Em 06 de junho é a vez da imagem de São Judas Tadeu e em 24 de dezembro acontece a inauguração dos bancos da igreja. Inicia-se 1950 e a igreja recebe mais doações, o altar de Nossa Senhora Aparecida e a imagem do Sagrado Coração de Jesus e em no dia de São José Operário há a doação de mais um sino e paramentos. 

Em março 1951 ocorre a demolição da capela velha para que se construa a casa paroquial e em 15 de setembro de 1951 nasce a Paróquia de São José de Vila Palmeira criada por Dom Carlos Carmelo e em 06 de outubro toma posse do primeiro pároco, o pe. Francisco Köerner. Em 11 de dezembro ocorre a Ereção Canônica do Apostolado da Oração, da Pia União das Filhas de Maria da Imaculada Conceição e Santa Inez e das Obras das Vocações. 

Em fevereiro de 1952 acontece a fundação das Escolas das Irmãs do Reino de Maria, grande instrumento de educação e evangelização para a comunidade e no mês seguinte ocorre a fundação da Congregação Mariana. Em 01 de julho é inaugurada a Pia Batismal. Durante este ano ainda foram realizadas visitas de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus as casas, procissão do Corpo de Cristo e também a Semana Santa. 

Ainda em 1952, mais exatamente em 03 de agosto houve a visita de Dom Paulo Rolim Loureiro que fundou a obra das Vocações e também crismou aproximadamente 1200 pessoas, deste dia ainda ficou estabelecido os seguintes planos: aterramento do pátio da igreja, recenseamento da paróquia, campanha para construção da matriz, reforma da casa paroquial e aquisição de terrenos vizinhos. Logo após a visita do bispo deu-se início a construção do salão paroquial aumentando o barracão construído pela prefeitura e usado como escola pelas irm ãs do Reino de Maria que é inaugurado em 11 de novembro com a exibição de um filme sobre Nossa Senhora.   

Em 04 de outubro de 1953 toma posse o pe. Antonio de Filippo e permanece por 30 anos como pároco. Neste período consta referencias sobre a existência de Cruzada Eucarística Infantil. Já em 1954 houve a celebração da Semana Mariana e em 26 de setembro acontece a inauguração do Relógio da Torre e durante a quaresma de 1955 há a doação do crucifixo em tamanho natural e no início de 1956 iniciasse a ampliação e reforma da matriz. Durante o período de 30 de abril a 14 de setembro o pe. José substitui provisoriamente o pe. Antonio que foi à Itália, por causa da morte de sua mãe e os trabalhos de reforma foram interrompidos e só reinicia em 30 de abril de 1957. No final de 1957 ocorre a inauguração da Capela Mor da Matriz, com benção de Dom Paulo Rolim Loureiro. 

No ano seguinte, em 12 de junho é inaugurado o Altar-Mor de madeira, do Trono de São José, da Mesa da Comunhão, da Imagem de São José e de duas pinturas, representando o trabalho e a morte santa de São José. O ano de 1960 é marcado pela Inauguração da Capela de Nossa Senhora Aparecida (31/03) e a instalação da Irmandade do Santíssimo Sacramento (16/06). A cada ano que passa a comunidade da Paróquia São José continua demonstrando que nunca parou desde sua fundação e em 08 de março de 1961 é fundado o Centro Social São José, em 20 de julho é fundada a Congregação da Doutrina Cristã e em 09 de novembro é inaugurada e abençoada a Capela e a imagem da Sagrado Coração de Jesus. 

Em 25 de fevereiro de 1962 acontece um momento muito marcante para a comunidade, a recepção e benção da imagem de Nossa Senhora de Fátima. 1963 foi um ano de voltado para as obras, o ano inicia com o reboque externo da Igreja na parte nova e na parte antiga. Na parte interna antiga também foi feita uma reforma e a decoração da mesma. Em 24 de junho é inaugurado o órgão elétrico e a iluminação de neon da igreja. Entre os anos de 1963 até 1981 constam vários relatos da visita dos bispos de cada época por ocasião do Sacramento da Crisma, com um destaque especial para a visita de Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em 1º de maio de 1972. 

No final de 1983 após a saída do pe. Antonio de Filippo os padres Rogacionistas auxiliam na Paróquia até fevereiro de 1984, quando em 25 deste mês o padre Dalto Caran assume pároco por um período menor que um mês. Em 10 de março de 1984 assume o pe. Francisco Martins e neste período houve formação de catequese, pastoral da saúde, grupo de jovens, apostolado da oração entre outros. Em 07 de julho de 1984 uma nova visita de Dom Paulo Cardeal Arns.  

Dia 05 de fevereiro de 1985 é a data oficial da posse do pe. Francisco Martins como pároco. Neste ano ainda são assumidas como prioridades para comunidade a catequese, a juventude, a Escola da Fé, a pastoral familiar e as comunidades de base. Foram criadas a equipe do curso de batismo, para a legitimação, para a liturgia, para os jovens e para os ministros da eucaristia e celebração da palavra. Em 07 de outubro de 1986 pe. Claudio é empossado como Administrador Paroquial e em 1988 é a vez do pe. Vladimir Anselmo da Silva assumir a paróquia, tempos depois ele passa a ser auxiliado pelo diácono Antonio Leite Barbosa Junior.

Em 02 de outubro de 1994 toma posse o pe. Giuseppe Vianni, como novo pároco e primeiro padre da Congregação das Escolas de Caridade (Padres Cavanis) a atuar nesta paróquia, a posse foi dada por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo da Região Episcopal Brasilândia da época. No ano seguinte, em 19 de fevereiro chega o diácono João da Costa Holanda. 

Em 16 de maio de 1995 dá-se inicio ao Sopão da Fraternidade, primeiro grande movimento voluntário da presença Cavanis em São Paulo. Neste período ainda foram feitas reformas na igreja e na Casa Paroquial, construção das salas de catequese, secretaria, átrio e grades. Pastoralmente foram os Grupos de Rua, a Festas das Crianças, a visita do Santíssimo e a distribuição de lanches nas ruas nas noites de sextas feiras. De 25 de abril à 02 de maio de 1999 aconteceu a 1ª Semana Cavanis e em julho de 2000 dá-se início a outro marco da presença Cavanis, começa as atividades da Casa Clamor Cavanis "Irmão Aldo Menghi" 

Em 19 de outubro de 2000 o pe. Giuseppe Vianni é eleito Provincial Cavanis e em 03 de fevereiro de 2001 o pe. James Dalalastra é empossado como novo pároco pelo pe. Konrad Körner, Vigário Episcopal da Região Brasilândia, permanecendo até dezembro de 2003. Em 2001 a Paróquia completou seu Jubileu de Ouro com celebrações, exposições de fotos, noite cultural também contou com a presença de antigos párocos que passaram pela Paróquia São José, foi neste ano que surge a PASCOM e o Informativo Paroquial. Neste período são realizadas reformas no salão paroquial, na cozinha, nos banheiros e na churrasqueira. Na igreja ocorre mudanças nos altares e o santíssimo agora ocupa o Altar-Mor. A Igreja também recebe um novo sistema de som, para-raios, e ventiladores. A Casa Paroquial tem seu telhado reformado. 

Em fevereiro de 2004, o pe. Edemar de Souza chega a paróquia São José e em 14 de março ele é empossado novo pároco pelo bispo da Região Brasilândia, Dom José Benedito Simão pelo período de 6 anos. Durante este período ocorre muitas mudanças nas pastorais, surgimentos de novos movimentos e uma grande reforma em toda a igreja. Troca de piso, reforma de teto, construção de novas salas, construção da capela do santíssimo retirando da frente do altar-mor e o colocando em um lugar mais apropriado. Houve ainda a trocas dos bancos da igreja, a troca da iluminação e uma nova pintura interna e externa. No final deste período os paroquianos ainda veem a consagração de 3 novos padres nascidos na comunidade, o pe. Márcio, CSCh (Cavanis), o pe. Alex (diocesano) e o pe. Gilberto (diocesano). 

Em 13 de março de 2010 o pe. Vanderlei Pavan, o quarto padre Cavanis a ser empossado pároco da Paróquia São José de Vila Palmeira, pelo novo bispo da Região Episcopal Brasilândia, Dom Milton Kenan Júnior. Em 24 de abril, a nossa paróquia vê a ordenação, na Paróquia da Praça da Sé de seu primeiro diácono permanente, Paulo Roberto, que contribuiu na formação dos novos coroinhas, acólitos e cerimoniários. 

Em 2011, com a necessidade de um maior cuidado e atenção com o patrimônio paroquial, a igreja passa a contar com um sistema de segurança com 6 câmeras de vigilância. Em julho de 2011, Padre Vanderlei após receber um convite missionário, parte missão na região andina. Chega um novo administrador, padre Roberto Laufer, um padre jovem, recém ordenado mas com uma grande experiencia no trabalho pastoral, principalmente com a juventude. A paróquia completa 60 anos, o Jubileu de Diamante com uma grande celebração e festa, videos contando a história da paróquia, das pastorais e dos paroquianos foram apresentados durante as celebrações do tríduo e da missa solene. Durante a celebração do jubileu é lançada a campanha de restauração das imagens, todas as imagens presente na paróquia são reformas durante o período de um ano, aproximadamente. A sacristia e a pós-sacristia sofrem uma reforma e reestruturação das salas com colocação de novos armários e a criação de uma nova sala para recepção e pequenas reuniões. 

Em 2012, no mês de julho, é realizado pela primeira vez a Arena Jovem Cavanis, e em agosto a paróquia recebe a réplica da Cruz da Jornada da Juventude. Em julho de 2013, pela primeira vez um grupo de jovens da Paróquia São José vai para uma Jornada Mundial da Juventude, que neste ano de 2013 foi realizada no Rio de Janeiro. Ainda em 2013 pinturas nos altares laterais de Nossa Senhora Aparecida, do Cristo crucificado e para a Pia Batismal feitas pelo artista Rogério Santos, de Guarantã do Norte (MT).

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São José
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São José

Sacramentos

Confissões