São Luís Gonzaga

A A
São Luís Gonzaga
PADROEIRO
21 de Junho

Data da fundação

11/09/1949

Setor

Pereira Barreto

Endereço

 Praça Dom Pedro Fulco Morvidi , 1 , Vila Pereira Barreto

Contato

 (11) 3975-6790
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
08
00
12
00
Sábado
08
00
12
00
Sábado
14
00
19
00
Breve história 

Em 1923-24 Sitiantes, Colonos da Fazenda Barreto e outras famílias que moravam na beira da Estrada de Ferro, movidos pela piedade resolveram construir um pequeno oratório, dedicando-o a São Luiz Gonzaga como homenagem á memória do Dr. Luiz Pereira Barreto, que tanto prestígio tinha dado a estes lugares.

Ao redor deste oratório começou a surgir um pequeno centro para encontros pie-dosos e também sociais. Lembramos como os PIONEIROS da futura vida religiosa de Vila Barreto as famílias: Toledo, Agu, Vidal, Ferrari, Andrade, Almeida, Cezarino Accorsi, Mon-tesanto, Azi, Campestrini, João Veríssimo, Calovini, Peixoto e Fande.

Segundo a opinião de antigos moradores, Pirituba antiga foi cenário de fortes chuvas e mesmo temporais, possivelmente devido a sua topografia. Num destes fenômenos climatéricos desabou o pequeno templo. Removendo os escombros, todos ficaram maravilhados ao achar intacta a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os moradores não desanimaram, com a aparente derrota do tempo, ao contrário, redobra-ram suas forças, conseguindo assim construir uma nova capela, desta vez um tanto maior, ou seja, com vinte metros quadrados. Envidando esforços para aumentar a vida religiosa do lugar devemos salientar a pessoa de Da. Cezarina Petracco, Zeladora da Capela, pois conseguira Sacerdote, uma vez por mês, do Colégio Cristóvão Colombo, Pé Santo Bernardi, ao qual vai o reconhecimento sincero de Vila Barreto.

 Entre a década de 30 e 40 houve bastante aumento de população e assim outras famílias foram-se radicando como: Fava, Quinelado, Bernardes, Pinheiro, Sibinel, Panachão e mais. Moças piedosas dedicaram-se com ardor e zelo ao ensino do catecismo e as rezas mais frequentes à noite. Procurou-se mais contato com o Vigário da Freguesia do Ó, a cuja jurisdição a Capela pertencia e com os Padres Salesianos do Alto da Lapa, os quais enviavam com frequência jovens Seminaristas aos domingos. Crescendo a vida espiritual sentiram a necessidade de unir-se e agregar-se em Irmandades, como também de construir um templo maior. A primeira Comissão PRÓ-

CAPELA SÃO LUIZ GONZAGA ficou assim constituída: Dr. João Toniolo – Presidente, José Petracco, João Agu, Júlio Ferrar, Antônio de Andrade, João Toledo. Esta Comissão procurou a Escritura do terreno e organizou várias festas e quermesses animadíssimas em benefício da Capela, a qual neste tempo já estava a bom ponto.

A inauguração da Capela de São Luiz Gonzaga aconteceu em 11 de setembro de 1949, por sua Excia, o Senhor Bispo Auxiliar D. Paulo Rolim Loureiro; Assim está escrito no livro do Tombo da Paróquia de Pirituba. A Capela atual, na qual Ele pontifica do Altar Mor, onde é venerada a sua Imagem, tornou-se tão pequena relativamente ao aumento rápido e espetacular da população deste Bairro, que foi preciso pensar na construção urgente duma Igreja ampla e moderna, que respondesse às exigências do desenvolvimento material e espiritual deste Bairro. O incansável e dinâmico Dom Rodolfo, que há mais de quatro anos toma conta com todo zelo desta grande e cada vez crescente freguesia da Paróquia de Pirituba, viu e sentiu, juntamente com o povo, esta premente necessidade, cuja realização não podia ser adiada, resolveu lançar mãos à obra, mandando fazer o projeto, que todos conhecem, de que todos gostaram e que, se Deus quiser, será uma maravilhosa realidade, num futuro, que desejamos quanto mais próximo". O projeto é da CONSTRUTORA COLOMBO num misto de estilo romano, a três naves, em linhas modernas, com uma grande torre na frente conforme o costume colonial.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São Luís Gonzaga
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São Luís Gonzaga

Sacramentos

Confissões