Projeto de formação catequética é iniciado em 5 núcleos

A A
Catequistas da Região Episcopal Brasilândia participam do projeto de formação catequética entre os dias 18 e 25 de março
Publicado em: 05/04/2017 - 18:00
Créditos: Juçara Terezinha Zottis

O projeto de formação catequética começou nos dias 18 e 25 de março em cinco núcleos espalhados pela Região Episcopal Brasilândia, reunindo 472 pessoas que estudaram o tema “Paróquia: Casa de Iniciação Cristã”.


A atividade terá sequência nos dias 22 e 29 deste mês, com o tema “Metodologia da Iniciação Cristã”. Em maio, o estudo abordará o “Planejamento da Ação Catequética: Orientações Pastorais”. No mês de junho, o destaque será a “Estrutura do Itinerário Catequético: Roteiro dos Encontros e Celebrações”.


Entre os dias 17 e 21 de julho, das 20h às 22h, será realizada a semana de formação em todos os núcleos, com o tema “Vivências Querigmáticas e Mistagógicas”. Em agosto, o assunto será “A Psicologia das Idades: Sujeitos da Ação Catequética”; em setembro, “Itinerário de Iniciação da Família”; e, em outubro, “A Consciência e Vivência Comunitária”. Por fim, nos dias 19 e 26 de novembro, serão realizados os dois retiros de encerramento.


De acordo com Maria Leda Silva Martins Santana, da Pastoral de Catequese, é indispensável que a Igreja forneça aos catequistas espaços de formação, partilha e atualização. “A motivação e incentivo dos padres, diáconos e lideranças das comunidades é fundamental para garantir que os catequistas participem e sejam perseverantes”, afirmou.


Segundo Leda, a Catequese na Igreja do Brasil vive um desafio peculiar nos tempos atuais: formar discípulos e missionários de Jesus Cristo. Para atingir esse objetivo, é preciso que haja um processo de iniciação à vida cristã inspirado na vida das primeiras comunidades da Igreja. O catecumenato, conforme era praticado naquela época, tem grande eficácia porque coloca o iniciante em contanto permanente com a pessoa de Jesus Cristo, formando assim um verdadeiro cristão. Leda informou ainda que a Escola de Catequese da Região Episcopal Brasilândia (Ecat-BRA) retomará as atividades em 2018, com algumas reformulações.

Projeto de formação catequética é iniciado em 5 núcleos