Iniciação à Vida Cristã

A A
24/04/2015 - 17:45

O Setor de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de São Paulo elaborou e colocou nas mãos dos catequistas da nossa Arquidiocese as “Sugestões Pastorais para a implementação da Iniciação à Vida Cristã”, para ser utilizado como texto de aprofundamento para a Semana da Catequese, prevista para o mês de fevereiro em todas as comunidades da Arquidiocese.

A “Igreja - casa da iniciação à vida cristã” - é a segunda urgência do 11º Plano de Pastoral da nossa Arquidiocese, que queremos continuar a incrementar em 2014.

No 11º Plano de Pastoral encontramos, nos parágrafos 80-85, uma impostação rápida e consistente desta urgência bem como as suas indicações pastorais, que servem como referência para nossa reflexão e respectiva ação pastoral.

Na mensagem de apresentação do subsídio, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, pede que o conteúdo seja disseminado em toda Igreja de São Paulo. “Precisamos encontrar maneiras de ajudar nossos irmãos batizados a crescerem na fé, até à plena maturidade. Convido, por tanto, todos e todas as instâncias da Igreja em nossa Arquidiocese a se empenharem neste processo de renovação pastoral, para o qual o Espírito Santo nos lança e nos conduz”. Concluiu o cardeal.

Em carta, dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar de São Paulo e referencial para o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, reforça que o texto “Sugestões Pastorais para a implementação da Iniciação à Vida Cristã”, deve ser objeto de estudo e reflexão nos grupos e organismos eclesiais ligados às paróquias. Também nas Congregações Religiosas masculinas e femininas, e a todos os grupos e Organismos da Arquidiocese com a mesma e urgente recomendação.

O Secretariado Arquidiocesano de Pastoral propõe que neste momento os grupos, tendo conhecimento do texto, indiquem as experiências já existentes, que possam servir de referência neste processo; e apresentem sugestões de acréscimos e ajustes ao texto que o tornem instrumento apto, de fato, a despertar em nossas comunidades o interesse pela iniciação à vida cristã e a sua concretização.

Até meados de junho as contribuições, fruto da reflexão e aprofundamento do tema nos referidos grupos, deverão ser encaminhadas ao Coordenador Regional de Pastoral da sua Região Episcopal, no caso das Paróquias; e, pelos demais grupos e Organismos, diretamente ao Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

 

Sugestões Pastorais para a implementação da Iniciação à Vida Cristã

Download  

11º Plano de Pastoral da nossa Arquidiocese

Download  


Leia a íntegra da carta em e-book

A Carta “Senhor, aumentai a nossa fé!”, traça diretrizes para como cada fiel, e a arquidiocese, podem por em prática o Ano da Fé no dia-a-dia. De acordo com o arcebispo “O Ano da Fé é, pois, um ‘tempo favorável’ para renovar o conhecimento e apreço pela fé que recebemos, e para a professarmos com firmeza e alegria. Desejo, com esta Carta Pastoral, oferecer a todos os filhos e filhas da amada Arquidiocese de São Paulo uma reflexão motivadora e, ao mesmo tempo, as necessárias orientações para a vivência do Ano da Fé em nossa Comunidade Eclesial Metropolitana, colocada sob o patrocíniodo Apóstolo São Paulo, grande missionário, mestre e testemunha da fé!”.

Faça o download da Carta Pastoral "Senhor, aumentai a nossa Fé!"

Download e-book  

Últimos Artigos

24/04/2015 - 17:45