Semana Santa: Repensar a vida e as atitudes com a natureza e com o próximo

A A
Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia presidiu a missa do Domingo de Ramos no Jardim Damasceno
Publicado em: 12/04/2017 - 18:45
Créditos: Juçara Terezinha Zottis

Centenas de fiéis na Paróquia São José Operário, no Jardim Damasceno, ao lado de Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, participaram da procissão do Domingo de Ramos, no dia 9, que demarcou o início da Semana Santa.

Nas mãos, eles carregavam os ramos verdes, a Bíblia e os símbolos litúrgicos. A procissão começou às 8h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na parte alta do bairro, e seguiu com cânticos, orações e reflexões. Pelo caminho, os fiéis da Comunidade Santo Expedito se juntaram aos demais e todos seguiram até a entrada do Parque Linear do Canivete, onde o Bispo abençoou os ramos.

A procissão seguiu pela avenida Hugo Ítalo Merigo até a matriz-paroquial, que ficou lotada para a missa presidida por Dom Devair.
“Que esta celebração de Ramos não seja só mais uma celebração, e sim um momento de reflexão e de pensar sobre o significado da Semana Santa”, disse o Bispo na homilia. Ele também fez referência ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, sobre os biomas brasileiros, obras do Criador que estão sendo destruídas pelas mãos humanas. “Isso acontece quando nos esquecemos de Deus, quando estamos longe de Deus. Mas, apesar das maldades, da violência e da destruição, Deus não desistiu de nós. Que a Semana Santa seja um momento de repensar a nossa vida, nossas atitudes em relação às pessoas e à natureza”, exortou.


Em outras paróquias da Região, a temática da Campanha da Fraternidade também foi destacada ao longo da procissão de Domingo de Ramos e houve apelo para que os fiéis assumam o compromisso de cuidar da natureza, com atitudes concretas, como economia de água, separação de lixo para reciclagem, evitar jogar lixo na rua, não degradar o meio ambiente e não despejar esgoto nas nascentes dos rios.

As fotos das demais celebrações estão em facebook.com/pascombras.