A importância da família na transmissão da fé

A A
“Família, uma luz para a vida em sociedade” é o tema da 26ª edição da Semana Nacional da Família, em andamento no Brasil desde o último domingo, 13 de agosto.
Publicado em: 18/08/2017 - 16:00
Créditos: Redação com Rádio Vatiano

Esta semana é um tempo forte de evangelização, é um tempo em que a família se torna o tema central de toda a evangelização da Igreja. A família é um dom de Deus, e quanto mais for uma “família em saída, mais será luz para toda a sociedade, segundo o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Bosco Barbosa de Sousa.

A família também desempenha um papel fundamental na transmissão da fé, um tema muito caro à toda a Igreja e continuamente ressaltado pelo Papa Francisco, que não poucas vezes, falou de sua avó como referencial da fé na família.

Em entrevista o Bispo de Osasco, Dom João Bosco, fez um comentário sobre esta particularidade da família, a transmissão da fé:

"É um capítulo muito importante da Amoris Laetitia esta questão da educação dos filhos e dentro da educação dos filhos a questão da transmissão da fé. É constatado na nossa vida cotidiana como a Igreja foi perdendo a capacidade de educar as novas gerações. Isto em função desta grande mudança cultural que a gente vive, uma mudança de época. Agora, eu acredito que a gente estando atento a isto, nós vemos também sinais de uma grande recuperação.

Dou um exemplo aqui da minha Diocese de Osasco. Eu estou aqui há três anos. Eu percebo a grande aproximação dos mais jovens com relação à Igreja, muitas vezes de famílias que se afastaram. Percebo que existe uma necessidade de retornar à base religiosa, de gente que viveu muitos anos sem religião. Nós temos uma programação para iniciação cristã de adultos, que tem dado muito fruto.

Então eu acredito que ao mesmo tempo, não é a preocupação da gente só, é a graça de Deus que faz isto, mas a gente atento à graça de Deus, começa a perceber como isto começa a mudar. Eu vejo que na geração mais novas, nos adolescentes, os jovens, já existem sinais evidentes de que eles buscam uma espiritualidade mais forte, eles buscam a fé.

Então é hora de a gente se debruçar sobre isto, perceber qual é a linguagem que nós devemos apresentar a verdade da fé. A verdade é eterna, mas a linguagem adaptada a cada geração para que a gente tenha muito fruto neste caminho. Eu vejo com muita esperança - assim como o Papa Francisco vê com muita esperança - a educação da juventude e as famílias têm aí um papel primordial, ou seja, é hora de a gente evangelizar em casa, é hora de a gente utilizar as redes sociais e os meios que estiverem disponíveis na nossa frente, para que a gente possa apresentar para os jovens, para as crianças, para os adolescentes, de maneira atraente, aquilo que sempre foi a verdade da fé".

E no contexto da Semana Nacional da Família, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB deixo também seu comentário sobre este evento:

"Nosso recado aqui àqueles que estão nos ouvindo em qualquer parte do mundo, que possam estar unidos à nós nesta semana especial, Semana Nacional da Família, dentro do contexto do mês das vocações que no Brasil se celebra.

O mês inteiro é dedicado às diversas vocações, então esta semana especialmente é a vocação da vida familiar. Que nós estejamos unidos em oração, que nós tenhamos a esperança, a confiança, de que o Senhor nunca nos abandona, e que nesta hora especialmente Ele nos pede este esforço especial de evangelização, de que estejamos próximos de cada pessoa. Cada cristão tem sobre si a responsabilidade de estar ao lado de outra família, de outros cristãos, de outras pessoas, acompanhando, passo a passo, a vida de cada um de nós, através de uma presença missionária, de uma presença atraente prá todas as pessoas, porque o Reino de Deus cresce - o Papa Bento falava assim - por atração, não é por proselitismo, não é por doutrinação, não é por.... é por atração mesmo. A gente que ter uma vida atraente e um testemunho que atraia, é isto que nós buscamos nesta Semana Nacional da Família e queria deixar a todo o meu desejo de que as pessoas vivam realmente esta semana e sejam todos abençoados nesta semana especial".