Aleppo tem 1ª árvore de Natal após 5 anos de guerra

A A
Após a libertação da cidade de Aleppo, Síria, foi montada a 1º árvore de Natal simbolizando a esperança de um novo tempo.
Publicado em: 22/12/2016 - 16:00
Créditos: Redação com Rádio Vatiano

Faltam poucos dias para celebrar o nascimento de Jesus e para os cristãos de Aleppo, Síria, este é um momento especial, pois poucos dias depois que sua cidade foi libertada, foi montada a primeira árvore de Natal após 5 anos de guerra.

“A libertação veio com o Natal”, indicou ao Grupo ACI o chefe da missão de ‘SOS Chrétiens d'Orient’ na Síria, Alexandre Goodarzy. Esta organização solidária francesa se dedica a atender os cristãos que sofrem devido às consequências da perseguição e da guerra em países como Síria e Iraque.

Alexandre Goodarzy, de origem francesa e que atualmente está em Aleppo, disse que aproximadamente há quatro dias, 15 pessoas começaram a construir a árvore em um bairro cristão chamado Aziziyeh, localizado na zona oeste da cidade.

Goodarzy indicou que não há perigo de que possam tirá-la de lá, porque a “Síria é um país leigo e há mais possibilidades de fazer estas coisas aqui do que na França. Lá não permitem que nós coloquemos os presépios nas ruas. Na França, isto está proibido, não deixam as pessoas colocarem coisas como esta, em um local público. Na Síria não têm nenhum problema com isso”.

Também disse que os cristãos de Aleppo “estão muito felizes porque para eles é o símbolo da vinda de Jesus, da paz, para eles é o Senhor da paz que está voltando para as suas vidas. Estão felizes de ver o símbolo do Natal. Inclusive os muçulmanos estão contentes com esta grande árvore”. 

A árvore de Natal estará decorada e iluminada hoje e haverá uma celebração ao redor dela, onde estarão presentes membros da Igreja grego-católica. Estimam que estarão presentes centenas de pessoas.

Atualmente, o exército sírio em Aleppo continua realizando a evacuação dos civis que ainda estão na zona leste da cidade, que foi libertada na semana passada do controle dos grupos rebeldes e terroristas como o Exército Livre Sírio, a Frente Islâmica e a Frente Al-Nusra, que tinham tomado a cidade desde 2012.

Antes da guerra civil, que começou há cinco anos, Aleppo era a segunda cidade mais importante da Síria e foi a que mais sofreu as consequências do conflito. As regiões mais castigadas foram este setor e os bairros cristãos. (SP-ACI)