Capelania católica tem ação permanente no Hospital Heliópolis

A A
O rojeto que hoje é um sucesso, teve inicio em 2012 com o atual Bispo de São José do Rio Preto Dom Tomé Ferreira da Silva
Publicado em: 17/01/2018 - 14:15
Créditos: Redação

Meire Bonetti

A Arquidiocese de São Paulo mantém no Hospital Heliópolis, na zona Sul, uma estrutura de capelania à disposição dos que precisam. Porém, nem sempre foi assim. 

Até 2012, não havia a presença sistematizada da Igreja Católica no local. Foi, então, que Dom Tomé Ferreira da Silva, à época Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga (hoje Bispo de São José do Rio Preto), direcionou um pedido ao Padre José Lino Mota Freire, então Administrador Paroquial da Paróquia Santa Paulina, no Heliópolis, para que articulasse a formação de uma capelania no Hospital, algo que foi feito com o auxílio do Diácono Permanente Antônio Gomes de Mendonça, Coordenador da Pastoral da Saúde. 

O Diácono elaborou um documento e entregou ao Padre José Lino, que procurou a senhora Meireangela Bonetti, Coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Hospital. Ela acolheu a proposta, nomeada de “projeto de humanização e espiritualidade”, e a fez chegar aos diretores da unidade hospitalar. 

No documento apresentado, constam todas as informações necessárias sobre o que é uma capelania, incluindo a implantação da Pastoral da Saúde, com o referencial do capelão mais a equipe articuladora. “No princípio, não havia nada no Hospital. Apenas os grupos evangélicos tinham acesso e eles censuravam qualquer entrada de grupos católicos, limitando o acesso dos padres para as visitas religiosas aos doentes fora do horário de visitação determinado. Com o início da Capelania, nós começamos um trabalho que se caracterizou, principalmente, pela atenção aos funcionários do Hospital, para que assim formassem um trabalho em equipe. Foram abençoados setores do Hospital e, desde então, houve uma abertura para acolher os padres e os agentes da Pastoral da Saúde”, recordou.

Em 2015, o projeto da Capelania teve sua segunda etapa iniciada, que consistiu na instalação das ações da Pastoral da Saúde. A direção do Hospital convocou uma reunião com Padre José Lino, na qual foi apresentada toda a proposta de atuação da Pastoral e logo foi aprovada a presença de sete agentes no Hospital. Efetivamente, a Pastoral da Saúde se concretizou com uma escala para a ida de dois agentes por dia em 2017. 

Atualmente, os agentes da Pastoral da Saúde que colaboram na Capelania são identificados no Hospital com um jaleco sinalizado com o emblema da Pastoral e da Capelania católica. A rotina de atuação consiste em ministrar a Unção dos Enfermos e visitar os leitos. Além disso, o Padre preside missas nas festividades litúrgicas e em outras ocasiões, conforme solicitado, e profere a bênção em alguns setores do Hospital. 

“O sucesso da implantação da Capelania no Hospital Heliópolis se deu pelo tratamento feito junto aos funcionários. Hoje, o Padre faz parte da Comissão de Humanização do Hospital, da Comissão de Cuidados Paliativos, que se dá com um grupo de médicos, psicólogos, assistente sociais e o Padre. Ter esta Capelania hoje é uma grande graça de Deus” afirmou Padre José Lino.