Com Dom José Roberto, acontece a 1ª assembleia regional do sínodo

A A
Primeira Assembleia do sínodo arquidiocesano na Região Episcopal Ipiranga é realizada em auditório da PUC-SP, no sábado, 11
Publicado em: 15/05/2019 - 12:45
Créditos: Redação

No sábado, 11, os membros da Comissão Regional do sínodo arquidiocesano se reuniram para a primeira assembleia sinodal na Região Ipiranga, realizada no auditório do campus Ipiranga da PUC-SP

Conforme orientado no material “Instrumento de Trabalho para as Assembleias Sinodais”, Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Ipiranga, começou o encontro com a celebração inicial.

Na homilia, o Bispo falou sobre algumas considerações discutidas na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP) entre os dias 1º e 10. Ele destacou a importância de se observar os desafios que são encontrados na evangelização urbana e transformar as comunidades paroquiais em casas de acolhimento, que sejam verdadeiramente um ambiente fraterno e familiar. Dom José Roberto também recordou a fala do Papa Francisco aos participantes do Ted2017, encontro que reúne expoentes mundiais do campo da economia, ciência e cultura, no qual ressaltou a importância das casas de fraternidade e a revolução da ternura.

A assembleia sinodal teve sequência com a leitura do Regulamento, feita pelo Secretário Regional do sínodo, Padre José Maria Mohomed Júnior, O. de M. Logo depois, Padre Rodrigo Felipe apresentou as conclusões das pesquisas regionais, apontando os três pontos mais acentuados: acolhida, trabalho com a juventude e melhor comunicabilidade pela Pastoral da Comunicação (Pascom).

Padre Pedro Luiz Amorim, Coordenador Regional de Pastoral, apresentou os resumos das pesquisas de campo. Em seguida, Nei Márcio de Sá realizou uma análise teológica da pesquisa geral, destacando ser fundamental que os agentes de pastoral tenham sempre em mãos os documentos católicos. Finalizando as conclusões do processo sinodal nas paróquias e comunidades, Padre Boris Agustín Nef Ulloa analisou a pesquisa interna, e Padre Antônio de Lisboa Lustosa Lopes apresentou as análises das assembleias.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar algumas questões para serem discutidas no próximo encontro.