Dom José Roberto comemora 25 anos de sacerdócio

A A
A missa comemorativa do Bispo da Região Ipiranga foi concelebrada por padres atuantes em paróquias da região e pelo Arcebispo Metropolitano
Publicado em: 15/02/2018 - 12:00
Créditos: Redação

Caroline Dupim

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida recebeu, no dia 7, a celebração do jubileu de prata presbiteral de Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga. 

Dom José Roberto nasceu em 9 de abril de 1965, em Jacareí (SP), e foi ordenado sacerdote na Diocese de São José dos Campos, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Jacareí, em 6 de fevereiro de 1993. 

Oriundo de família católica, Dom José Roberto, ao longo de sua criação, teve muito presente o hábito da oração. Sua mãe, Zamira, antes de casar-se, fez parte do movimento Filhas de Maria. “Eu e minha família íamos à missa todos os domingos, e, às vezes, aos sábados à noite também. Rezávamos todos os dias de manhã, antes das refeições e à noite. Fazemos romarias a Aparecida todo ano. E esses hábitos influenciaram muito na minha formação”, garantiu Dom José Roberto. 

Segundo o Bispo, o chamado à vida sacerdotal veio após uma direção espiritual. “Na adolescência, fazia direção espiritual em Igaratá (SP). Um dia, em confissão, meu diretor espiritual, Padre Luís Mecenero, perguntou-me se eu queria ser padre, porque via em mim sinais de vocação. Em resposta, disse a ele que eu era muito tímido e para ser padre é necessário ser extrovertido para falar em público. Nessa mesma época, eu estava prestes a entrar para a faculdade de Engenharia Industrial, no ano de 1986. Mas, mesmo assim, Padre Luís me incentivou a fazer um encontro vocacional e para ter um melhor discernimento. Fiz os encontros vocacionais e gostei. No fim daquele ano, Dom Eusébio Scheidt [então Bispo de São José dos Campos] me chamou para conversar. Na época, ele assistia os vocacionados e me convidou para, no ano seguinte, entrar no seminário. No ano de 1987, comecei a estudar Filosofia no seminário. Dali em diante tudo deu certo e fui ordenado em 1993, com mais cinco colegas seminaristas, por Dom Nelson Westrupp”, recordou Dom José Roberto.

 

SACERDÓCIO E EPISCOPADO

Ao longo de sua atuação como padre, ele foi Reitor do Seminário de Teologia da Diocese de São José dos Campos (2000 a 2009); lecionou Teologia da Espiritualidade no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (2000 a 2003); fez parte do Conselho de Presbíteros da Diocese de São José dos Campos (1997 a 2013); participou, como membro, do Colégio de Consultores (2001 a 2014); foi Pároco da Paróquia São José, em São José dos Campos (1997 a 2000); coordenou a Pastoral Presbiteral da Diocese de São José dos Campos (1998 a 2001); atuou como Vigário Geral da Diocese de São José dos Campos (2005 a 2013); foi diretor da Escola Diaconal (2005 a 2011) e diretor e professor na Faculdade Católica de São José dos Campos (2008 a 2014); e foi Pároco na Paróquia Santo Agostinho (2010 a 2014).

Nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em 30 de abril de 2014, Dom José Roberto recebeu a ordenação episcopal em 21 de junho de 2014, em São José dos Campos, e foi apresentado como Vigário Episcopal da Região Ipiranga em 19 de julho daquele ano.

 

INSPIRADO NO BOM PASTOR

A celebração comemorativa pelos 25 anos de sacerdócio de Dom José Roberto foi concelebrada por padres atuantes em paróquias da Região Ipiranga e pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano. 

Dom Odilo, na homilia, parabenizou Dom José Roberto, ressaltando que essa data não é apenas significativa para o Bispo Auxiliar, mas também para a Igreja em São Paulo. Frisou que a celebração de 25 anos de sacerdócio é um grande marco na vida de um padre que se dedica à construção do Reino de Deus. 

O Arcebispo, de modo especial, agradeceu à Diocese de origem de Dom José Roberto, São José dos Campos, que suscitou essa vocação; aos familiares que incentivaram e incentivam a caminhada do Bispo; às pessoas que se empenharam  na formação dele; às primeiras comunidades que Dom José Roberto serviu. Por fim, agradeceu ao próprio jubilando pelo acolhimento do chamado que Deus lhe fez, e por toda a dedicação à Arquidiocese em seu ministério na Região Episcopal Ipiranga. 

Tendo em conta as leituras escolhidas para a celebração, que destacavam o Cristo, Bom Pastor, Dom Odilo evidenciou que “Jesus Sacerdote se apresenta na figura do pastor que traz a característica principal que é dedicar-se ao seu povo; que conhece suas ovelhas; que está próximo a elas e que caminha a frente para guiá-las, no meio para mantê-las juntas e atrás para garantir que nenhuma se perca. E se alguma se perder, vai atrás, mesmo que seja preciso dar a vida por elas. Assim deve ser norteado o mistério sacerdotal”, afirmou o Arcebispo.

Dom Odilo, dirigindo-se a todos os padres, disse ainda que “é preciso que nos mantenhamos inspirados pelo Bom Pastor, que é Jesus Cristo. Devemos sempre estar animados e felizes em nossa vocação”, afirmou.

Por fim, Dom José Roberto deixou uma mensagem aos jovens que sentem o chamado vocacional, mas estão receosos em atendê-lo: “Não tenham medo de responder ao chamado, de conhecer a Igreja, de visitar o seminário e conversar com os seminaristas, com os padres formadores. Esse contato ajuda muito para fazer um bom discernimento. Se o seu chamado é verdadeiro, deve corresponder”.