Dom Odilo realiza reunião com leigos da Arquidiocese

A A
Membros das organizações laicais discutiram pontos da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate.
Publicado em: 05/06/2018 - 11:45
Créditos: Redação

Philomena Pina

Em 26 de maio, na sede da Região Episcopal Ipiranga, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, reuniu-se com os leigos responsáveis e representantes das organizações laicais da Arquidiocese de São Paulo.

Após a oração inicial, Dom Odilo falou sobre diversos temas da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco, e esclareceu dúvidas dos participantes.

Em seguida, os Padres Ricardo Anacleto e Everton Moraes comentaram sobre as orientações canônicas laicais.

Padre Ricardo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e doutor em Direito Canônico, falou sobre a importância das associações terem um estatuto canônico e civil, deixando bem claro nesse estatuto as atividades realizadas: locais e horários das reuniões, parte financeira e todas as atividades. Ele mencionou vários exemplos de associações que necessitam da criação do estatuto, e esclareceu que, normalmente, os membros de associação leiga possuem a identidade do carisma do fundador da congregação religiosa que representam. Também comentou sobre a importância do estatuto para os grupos, lembrando que nesse caso o estatuto civil devem ser configurado como instituição religiosa.

Padre Everton, Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo, discorreu sobre o cuidado com os documentos das associações leigas, destacando que se deve manter sempre atualizado o cadastro dos leigos junto a Arquidiocese, e a coordenação deve guardar em um local acessível esses documentos para o caso de a Arquidiocese deles necessitar.

Ao final, foi agendada uma nova reunião para 22 de setembro no mesmo local.