Encontro ressalta o empreendedorismo unido aos valores do Evangelho

A A
O encontro contou com a participação de membros da Pastoral do Empreendedor de todo o País
Publicado em: 16/11/2017 - 10:45
Créditos: Redação
Patrícia Maria

O Santuário São Judas Tadeu sediou, no dia 2, o I Encontro Nacional da Pastoral do Empreendedor (PE). Conduzido pelo Padre João Carlos Almeida, mais conhecido como Padre Joãozinho, SCJ, e pelo Frei Rogério Soares, o encontro teve como objetivos traçar um perfil nacional da PE, discernir formas de expansão, desenvolver um estatuto e escolher a coordenação nacional. 

O encontro contou com a participação de membros da Pastoral do Empreendedor de todo o País, com representantes de Curitiba (PR), Maringá (PR), São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Marília (SP), São Caetano do Sul (SP), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Vitória (ES), Bacabal (MA), Brasília (DF), Paulo Afonso (BA) e Salvador (BA), cidade onde a Pastoral foi fundada. 

A PE tem como propósito ser uma presença de Jesus Cristo, Bom Pastor, no mundo dos empreendedores, buscando unir o Pai-Nosso ao pão nosso de cada dia, tendo como base a Doutrina Social da Igreja e o capital intelectual dos empreendedores.

“Os empreendedores estão como ovelhas sem pastor, por isso há muita sede de Deus e espiritualidade no mundo dos negócios. A Pastoral do Empreendedor surgiu, por obra do Espírito Santo, para ser o lugar de acolhida de todos os empreendedores”, explicou Frei Rogério. 

Durante o encontro, também foi lembrado que a missão da PE é cuidar pastoralmente da pessoa do empreendedor, que é o primeiro a chegar na empresa e o último a sair, evangelizar também sua família, e, consequentemente, seus clientes e fornecedores. Busca, ainda, levar a riqueza milenar do Evangelho para sua vida, bem como a sabedoria da Doutrina Social da Igreja.

Para realizar esse pastoreio entre os empreendedores, são realizadas várias atividades: reuniões periódicas com temas voltados para o mundo dos negócios e espiritualidade, missas com empreendedores, retiros espirituais, encontros católicos de empreendedores, minipalestras com temáticas que ajudam o empreendedor a unir fé e negócios, além de visitas e bênçãos nas empresas. 

Na atividade, foi eleita a primeira coordenação nacional da PE, assim composta: Ricardo Vencato, de Salvador (Coordenador); Daniel Godri, de Curitiba (Vice-Coordenador); Edson Gatto, de São José do Rio Preto (Secretário), além de três membros para a comunicação e outros três de tesouraria/planejamento estratégico. O Frei Rogério Soares será o Diretor Espiritual, assessorado pelo Padre Joãozinho.

A missão dessa nova gestão será levar a Pastoral do Empreendedor a outras cidades e regiões do País. Saiba mais detalhes da Pastoral no site.