“Ide!” Conheça o novo projeto de Evangelização da Juventude brasileira

A A
O “ide” é uma resposta as necessidades missionárias de todo o país e convida às juventudes a serem protagonistas na missão.
Publicado em: 05/03/2018 - 16:00
Créditos: Redação com Jovens Conectados

O novo projeto, que se desenvolverá nos anos de 2017 a 2020, dá continuidade as iniciativas do Rota 300, trabalhando os eixos Missão, Formação e Estruturas de Acompanhamento. A estes, serão acrescentados dois novos seguimentos: Ecologia e Políticas Públicas.

“Sim, queremos ser protagonistas, como o papa nos pede: ‘vocês podem redescobrir criatividade e a força de serem protagonistas’, sair do sofá, dar nossa contribuição para uma Igreja cada vez mais missionária e na construção de um mundo melhor”, afirmou Dom Vilsom Basso, presidente da CEPJ, convidando os jovens a tomarem para si o protagonismo neste projeto missionário de evangelização.

As propostas e diretrizes do “ide” foram aprovadas no II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, que aconteceu em Brasília (DF), de 7 a 9 de setembro de 2017, onde 300 participantes, jovens e assessores de todo o país, puderam propor e discutir novas perspectivas para a evangelização da juventude.

Uma marca que reconhece a pequenez

Em parceria com a Clara Estúdio Criativo, a CEPJ produziu uma identidade visual para o “ide”, que será aplicada em todos os materiais do projeto. Henrique Ribeiro, responsável pela produção da marca explica que o design partiu da compreensão dos eixos de ação do projeto e da prática missionária a que se propõe. “Por que ‘ide’ em caixa baixa e não caixa alta? Porque somente aqueles que reconhecem a pequenez/humildade, são capazes de serem discípulo e de irem ao encontro do outro”, explicou Henrique.

A grandeza de ir em Missão

Ir, estar e permanecer! Três verbos que caracterizam a vida de um jovem missionário, ou seja, um convite a ser uma Igreja em estado permanente de missão. Nesta “saída” para a evangelização, percebe-se que toda a Igreja, e nela cada batizado/a – ou seja, cada um de nós – é protagonista da missão.