Jovens portugueses receberão a Cruz peregrina

A A
No próximo domingo (22) será feita a entrega dos símbolos da JMJ - a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – aos jovens portugueses.
Publicado em: 19/11/2020 - 11:45
Créditos: Vatican News

Os jovens do Panamá e de Portugal, passado e futuro da JMJ, se encontrarão no próximo domingo (22) na Basílica de São Pedro em Roma para a passagem da Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani do Dia Mundial da Juventude. A entrega dos símbolos da JMJ será feita no final da Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco no altar da Cátedra, no dia da Solenidade de Cristo Rei e encerramento do Ano Litúrgico. Anúncio do Papa para a entrega da Cruz

No Angelus de 5 de abril passado o Papa Francisco anunciou esta nova data para a entrega dos símbolos da JMJ:

“Em particular, o meu pensamento vai para os jovens de todo o mundo, que vivem hoje a Jornada Mundial da Juventude de uma forma nova, a nível diocesano. Hoje estava prevista a entrega da Cruz dos jovens do Panamá para os de Lisboa. Este gesto evocativo é adiado para o Domingo de Cristo Rei, 22 de novembro próximo. Esperando esse momento, exorto-vos, jovens, a cultivar e a dar testemunho da esperança, da generosidade e da solidariedade de que todos nós precisamos neste momento difícil”

Do Panamá a Lisboa

Portanto, no domingo, 22 de novembro, ao final da celebração litúrgica, a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que há anos acompanham os preparativos para as edições internacionais da JMJ, passarão das mãos da representação da juventude panamenha para a juventude portuguesa. Devido à pandemia as delegações são muito restritas. A última Jornada Mundial da Juventude, de fato, aconteceu no Panamá, enquanto que a próxima, marcada para 2023, será realizada em Lisboa.

Acompanhar a celebração online

Todos estão convidados a participar virtualmente da celebração eucarística, que será transmitida ao vivo no canal oficial do Youtube do Vaticano News. A mesma transmissão será acompanhada pelos responsáveis pela pastoral juvenil das conferências episcopais e movimentos internacionais, que de quarta-feira (18) até sábado (21) participarão do encontro internacional online "Do Panamá a Lisboa - chamados à sinodalidade missionária" organizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Símbolos de uma longa tradição

Como recorda o referido Dicastério, para esta ocasião, a tradicional entrega deveria ter acontecido no Domingo de Ramos no final da celebração presidida pelo Santo Padre na Praça São Pedro, mas isso não aconteceu por causa da pandemia e das medidas restritivas que atingiram a Europa e o mundo.

Esta tradição remonta a 1984 quando, no final do Ano Jubilar da Redenção, o Papa João Paulo II confiou aos jovens a Cruz do Jubileu, hoje conhecida como a Cruz peregrina da JMJ, que desde então está no centro de todas as edições internacionais da JMJ. Em 2003, João Paulo II ofereceu aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que acompanha a Cruz em suas peregrinações pelo mundo.

Enquanto isso, foram ativadas as inúmeras preparações para a JMJ em Lisboa que será realizada em 2023. O tema já foi escolhido "Maria levantou-se e partiu apressadamente", assim como o logo revelado em 16 de outubro, no aniversário da eleição de São João Paulo II, fundador da JMJ.

No site www.lisboa2023.org podem ser encontradas todas as informações atualizadas para o evento que marca o futuro dos jovens há muitas gerações.