O sínodo arquidiocesano em pauta

A A
A reunião do Conselho Regional de Pastoral, dia 5, refletiu sobre o sínodo
Publicado em: 11/08/2017 - 11:15
Créditos: Redação

No sábado, 5, a reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP) teve como tema o sínodo arquidiocesano. Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, iniciou o encontro com a oração do sínodo e apresentou o palestrante, Padre José Arnaldo Juliano, Capelão do Mosteiro da Luz.

Padre José Arnaldo motivou a todos à participação no sínodo, uma vez que este é um momento histórico na Arquidiocese. Ele mencionou um pouco da trajetória da Arquidiocese e frisou que em muitas ocasiões foi necessário dar uma parada e refletir sobre o momento vivido na Igreja em São Paulo, como acontecerá agora com o sínodo. 

Segundo o Sacerdote, neste sínodo, “as pastorais devem formar a ‘pastoral da comunhão’ trabalhando sempre em conjunto. Todas as pastorais estão interligadas em um único trabalho, a evangelização”. 

Padre José Arnaldo ainda enfatizou que este é também um momento favorável para que se analise como o “eu igreja” tem se mostrado eficaz para a vida em comunidade. “O sínodo nos chama à comunhão, mas também à conversão. A partir do momento em que nos convertermos, conseguiremos levar à conversão o nosso próximo. E a partir da nossa conversão e empenho para a comunhão, o sínodo nos impulsionará à ação missionária”, explicou.

O Padre explicou que o sínodo pode ser resumido em dois importantes tópicos: o primeiro é para que as pessoas tomem consciência de que a Igreja é o lugar em que o Povo de Deus cresce e caminha unido; e o segundo é a escuta ao Espírito Santo, com cada um acolhendo a missão de ser discípulo e missionário de Cristo. 

“O sínodo é um momento favorável de estudo, reflexão e renovação”, concluiu.