Padre Manuel Madruga: o legado de 92 anos à serviço da evangelização

A A
O padre jesuíta de origem espanhola, que atou pelo Brasil todo, faleceu na quinta-feira, 15
Publicado em: 20/09/2017 - 13:30
Créditos: Redação

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na manhã da sexta-feira, 15, faleceu o Padre Manuel Madruga Semaniego, SJ, aos 92 anos, em decorrência de complicações de saúde após um acidente vascular cerebral.

Padre Madruga (foto), como era mais conhecido, nasceu em uma família católica na Espanha, em 1925, e ingressou na Companhia de Jesus, Jesuítas, em 1941, sendo ordenado sacerdote em 1956. Ele pediu para ser enviado ao Brasil como missionário, onde atuou inicialmente nos Estados de Minas Gerais e Goiás, seguindo, depois, para o Rio de Janeiro e São Paulo. Após um período em Roma, na Itália, voltou ao Brasil, para trabalhar em Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Padre Madruga exerceu várias funções de direção em colégios (Ipatinga, Instituto Santo Inácio, Anchieta, São Luís e São Francisco Xavier). Foi ainda Reitor do Colégio Pio Brasileiro, Provincial do Brasil Nordeste. Por muitas vezes, acumulou as atividades com o exercício de Superior das comunidades nas quais convivia. Além disso, aliava suas responsabilidades institucionais ao ministério da espiritualidade sacerdotal, dirigindo exercícios espirituais para o clero e para congregações religiosas. Nos últimos anos, exerceu seu ministério sacerdotal na Capela de Santo Inácio, no campus do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo (SP), e dava orientação espiritual para os estudantes de Teologia da Arquidiocese de São Paulo. 

Aqueles que o conheceram descrevem-no como alguém com grande paixão pela Igreja, além de um homem de ação, de decisão, de oração e contemplação, de resistência incansável, inteligente, que trabalhou intensamente pelas vocações sacerdotais, religiosas e laicas.